Mais

Oficial: Jens Berthel Askou, adjunto do Copenhaga, é o novo treinador do Motherwell

Jens Berthel Askou é o novo treinador do Motherwell
Jens Berthel Askou é o novo treinador do MotherwellČTK / imago sportfotodienst / Gonzales Photo/Tobias Jorgensen
O antigo treinador adjunto do FC Copenhaga, Jens Berthel Askou, foi apresentado como novo treinador do Motherwell, da Escócia.

O treinador de 42 anos iniciará formalmente as suas funções como treinador na próxima semana, sob reserva da aprovação de uma autorização de trabalho.

"Este é um momento de grande orgulho para mim", afirmou Jens Berthel Askou ao site do Motherwell.

"É uma grande honra ser selecionado para ser o treinador do Motherwell Football Club. Tendo falado extensivamente com os membros da Direção do clube, ficou claro desde o início que as nossas ideias, ambições e moral estão alinhadas. Somos todos pessoas ambiciosas e com fome de sucesso. Estou ansioso por chegar à Escócia e começar a planear a próxima época. Há muito trabalho a ser feito, mas é muito emocionante", acrescentou.

Antes de ir para o Vendsyssel, clube da segunda divisão dinamarquesa, esteve como assistente de gerente de jogadores no Skive e no Thisted. Mais tarde, assumiu o cargo de treinador do Vendsyssel, onde promoveu o clube à primeira divisão dinamarquesa, antes de se mudar para as Ilhas Faroé em 2019, para orientar o HB Tórshavn.

Após um mandato bem sucedido no HB Tórshavn, ingressou no clube dinamarquês AC Horsens em 2021. Ao longo de duas épocas, conduziu com sucesso a equipa de volta à primeira divisão da Dinamarca, a sua segunda promoção como treinador.

Em 2023, mudou-se para a Suécia, assumindo o comando do IFK Göteborg na Allsvenskan. Pouco depois da sua chegada, ganhou dois prémios de Treinador do Mês antes de se mudar para a República Checa no verão seguinte.

Askou assumiu o cargo de treinador adjunto no clube checo Sparta Praga, onde esteve seis meses e desempenhou um papel fundamental na passagem da equipa à fase de apuramento para a Liga dos Campeões.

Em janeiro de 2025, ingressou no FC Copenhaga como treinador adjunto, onde não só chegou à fase a eliminar da Liga Europa, como também assegurou a dobradinha nacional, ao vencer o campeonato e a taça.

"Este foi um processo mais rigoroso para recrutar o nosso novo treinador, devido ao número incrível de candidaturas para o cargo", afirmou Kyrk Macmillan, presidente da direção do Motherwell.

"Tivemos um grande número de candidatos impressionantes, mas fomos realmente atraídos por Jens. O seu historial de trabalho com grandes clubes, de sucesso e de desenvolvimento de jovens jogadores coincide com todas as nossas filosofias aqui no Motherwell Football Club. Em cinco épocas e meia, Jens estreou 26 jovens, o que, na minha opinião, é uma prova de que Jens está a pôr em prática as suas ideias e a sua moral", acrescentou.