Mais

Abel pode igualar Vanderlei Luxemburgo como segundo treinador mais vitorioso do Palmeiras

Abel Ferreira vai à procura do oitavo troféu pelo Palmeiras
Abel Ferreira vai à procura do oitavo troféu pelo PalmeirasAFP
Com o nome cravado na história do Palmeiras, Abel Ferreira pode estabelecer mais uma marca no Verdão este domingo. Caso reverta a vantagem do Água Santa, que venceu o jogo da primeira mão da final do Campeonato Paulista por 2-1, e o Palmeiras conquiste a taça, o técnico português vai subir mais um degrau na lista de treinadores mais vitoriosos na história do clube.

O Paulistão deste ano pode representar a oitava conquista de Abel Ferreira pelo Palmeiras, feito que o faria igualar Vanderlei Luxemburgo, tornando-se, portanto, o segundo técnico mais vitorioso da história do Verdão.

Acompanhe aqui as incidências do encontro 

Neste momento, Luxemburgo ocupa a segunda posição de forma isolado, perdendo apenas para Oswaldo Brandão, responsável por levar o Palmeiras a 10 conquistas. Brandão é também o treinador que orientou o Palmeiras em mais jogos e vitórias.

Foram 562 partidas, com 327 triunfos. No total, Brandão acumulou cinco passagens, a mais notória entre 1971 e 1975, quando conduziu o Verdão a dois títulos paulistas e dois brasileiros.

Abel Ferreira já deixou para trás Luiz Felipe Scolari nesta lista. O antigo selecionador português que conquistou o pentacampeonato mundial pela Seleção Brasileira tem seis títulos pelo Palmeiras. Já Abel, está agora empatado com Ventura Cambón, responsável por sete títulos do Verdão, entre eles a Taça Rio Internacional, de 1951; dois Paulistas em 1944 e 1950; e o Torneio Rio-São Paulo, em 1951.

De qualquer forma, Abel Ferreira já marcou o nome na história do emblema. Com a final do Paulista desta temporada, o português é o treinador que comandou o Palmeiras em mais decisões na história. São já 11, uma a mais que as 10 finais de Luiz Felipe Scolari, o antigo detentor do recorde.

Abel já faturou pelo Palmeiras os títulos da Taça Libertadores (2020 e 2021), o Brasileirão (2022), a Recopa Sul-Americana (2022), a Taça do Brasil (2020), Paulista (2022) e Supertaça do Brasil (2023).