Abel pode tornar-se no treinador estrangeiro mais vitorioso de sempre do futebol brasileiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Abel pode tornar-se no treinador estrangeiro mais vitorioso de sempre do futebol brasileiro

Abel Ferreira luta pelo oitavo título no comando do Palmeiras
Abel Ferreira luta pelo oitavo título no comando do PalmeirasAgência Palmeiras
Caso vença o Paulistão neste domingo, invertendo a desvantagem de 2-1 do Água Santa, Abel Ferreira conquistará o seu oitavo título pelo "verdão" e tornar-se-à no técnico estrangeiro mais vitorioso da história do futebol brasileiro, igualando as oito conquistas do uruguaio Felix Magno.

Nascido em Las Piedras, no Uruguai, Felix Magno chegou ao Brasil aos 18 anos e atuou por oito clubes da região sul do país, com o Guarany de Bagé a ser o primeiro dessa lista. Mas Magno ganhou notoriedade somente como treinador, sendo responsável por levar o Coritiba a cinco títulos estaduais.

Conquistou ainda dois Campeonatos Mineiros ao comando do Atlético Mineiro em 1946 e 1947. Em 1943, com o Avaí, o uruguaio levou a equipa ao título do Campeonato Catarinense e deixou um facto curioso: chegou a jogar na grande decisão contra o América. Felix Magno faleceu em Porto Alegre, em 26 de dezembro de 1981.

Atualmente, Abel Ferreira está empatado com sete títulos com o argentino Juan Celly, que se destacou pelas passagens por Itabaiana, Sergipe e Confiança, e o uruguaio Ventura Carbón, campeão paulista ao serviço do Palmeiras de Abel em 1944 e 1950.

Abel já conquistou a Taça Libertadores (2020 e 2021), o Brasileirão (2022), a Recopa Sul-Americana (2022), a Taça do Brasil (2020), o Campeonato Paulista (2022) e a Supertaça do Brasil (2023).