Mais

Síntese do Championship: Candidatos à subida perdem pontos em condições tempestuosas

Jogadores do Burnley em ação contra o Middlesbrough
Jogadores do Burnley em ação contra o MiddlesbroughNews Images LTD / Alamy / Alamy / Profimedia
A corrida pela subida de divisão continuou no fim de semana, com o Sheffield United e o Burnley a perderem pontos, enquanto o Leeds e o Sunderland ganharam terreno com vitórias importantes.

Na outra ponta da tabela, Portsmouth e QPR conseguiram vitórias cruciais na luta pela sobrevivência.

Os jogos foram afetados em todo o país devido às condições climatéricas adversas, uma vez que a tempestade Darragh causou o caos no Championship, com dois jogos adiados.

Na nossa rubrica regular, o Flashscore analisou os principais pontos de discussão da ação do fim de semana neste campeonato.

Tabela do Championship
Tabela do ChampionshipFlashscore

Leeds e Sunderland ganham terreno a Burnley e Sheffield United

A tabela de classificação está em constante mudança, mas apenas por margem mínima, com apenas três pontos a separar o primeiro do quarto classificado (e oito pontos entre o primeiro e o sexto).

A diferença diminuiu depois das vitórias e do Leeds, sendo que os Black Cats recuperaram de desvantagem para bater o Stoke por 2-1 e o clube de Yorkshire venceu o Derby por 2-0. O Burnley empatou 1-1 com o Middlesbrough e o Sheffield United ficou-se pelo empate 2-2 com o West Brom.

A vitória do Leeds colocou-o inicialmente no primeiro lugar após os golos dos defesas Joe Rodon e Max Wober, embora o Sheffield United tenha voltado à liderança após o empate de domingo.

Com um duplo golpe de Callum O'Hare e Tyrese Campbell, os Blades viraram o jogo para 2-1 depois de Torbjorn Heggem ter inaugurado o marcador para o West Brom, até que o remate Tom Fellows desviou num defesa na segunda parte e confirmou a divisão de pontos no Hawthornes.

Com este resultado, os Baggies empataram 10 dos últimos 11 jogos (uma vitória).

A forma recente do West Brom
A forma recente do West BromFlashscore

Na sexta-feira, o Burnley falhou o assalto à liderança ao empatar com o Middlesbrough, com um golo bizarro, mas brilhante, de longa distância de Connor Roberts, que desfez o tento de Anfernee Dijksteel no início do segundo tempo. O Middlesbrough parece ser um dos favoritos à subida de divisão nas próximas semanas, sobretudo se conseguir aguentar a pressão do calendário festivo. A turma de Michael Carrick marcou 19 golos nos últimos seis jogos.

Por fim, o Sunderland manteve-se próximo dos dois primeiros lugares após a difícil vitória sobre o Stoke, com Tom Watson, de 18 anos, a marcar os dois primeiros golos como profissional. Os Black Cats vinham de uma série de seis jogos sem vencer, mas não ficaram longe dos adversários como muitos esperavam, o que atesta a competitivdade pela subida.

O Leeds e o Sheffield United ainda parecem ser os favoritos à promoção direta, mas o Burnley e o Sunderland estão logo atrás. A janela de transferências de inverno poderá ser um fator decisivo na corrida por uma vaga na Premier League na próxima temporada.

Os cinco primeiros classificados
Os cinco primeiros classificadosFlashscore

Tempestade Darragh adia jogo de Wayne Rooney em Plymouth

A tempestade Darragh causou muitos problemas no Reino Unido durante o fim de semana, com todos os jogos de futebol no País de Gales a serem adiados e até o dérbi de Merseyside da Premier League a ser cancelado poucas horas antes do início.

O duelo entre Cardiff e Watford e o Plymouth-Oxford foi cancelado, o que pode ser útil para o treinador do Argyle, Wayne Rooney. O recordista de golos do Manchester United tem estado sob enorme pressão na costa sul, com a sua equipa a definhar na zona de despromoção.

Se os rumores se confirmarem, Rooney está cada vez mais perto de perder o emprego, e este adiamento pode dar-lhe mais tempo para preparar a equipa para um período de festas movimentado.

O Cardiff também está com dificuldades na parte inferior da tabela e está fora dos três últimos lugares devido à diferença de golos. Recentemente, contratou o técnico interino Omer Riza de forma permanente para tentar continuar a fuga à despromoção.

Grandes vitórias de Portsmouth e QPR

O Portsmouth e o QPR conseguiram vitórias importantes no fim de semana, com os dois clubes a vencer os respectivos jogos por 3-0.

O Portsmouth venceu o Bristol City com golos de Colby Bishop, Josh Murphy e Callum Lang. Um destaque especial foi o golo de Bishop, que marcou o segundo golo desde que regressou de uma cirurgia ao coração durante a pré-temporada.

O desempenho do avançado é ainda mais impressionante porque nem sequer foi inscrito na primeira parte da temporada, mas o o regresso foi muito bem recebido pelos adeptos do Portsmouth.

O QPR também conquistou uma vitória crucial ao bater o Norwich por 3-0 ao somar três pontos pela primeira vez em casa. O jovem Rayan Kolli bisou depois de Jimmy Dunne inaugurar o marcador e o clube londrino conseguiu uma vitória surpreendente contra um dos melhores ataques da liga.

A equipa de Marti Cifuentes está agora invicta há quatro jogos e começa a mostrar um pouco da forma da última metade da campanha anterior.

Roberts salva o Burnley

Já mencionamos o bizarro, porém brilhante, golo de Connor Roberts no empate do Burnley com o Middlesbrough, que também ganhou o nosso "Golo da Semana". O defesa recebeu a bola fora da área, avançou e disparou um remate pouco ortodoxo que sobrevoou o guarda-redes e beijo as redes.

O esforço de Roberts destacou-se num fim de semana em que não houve grande inspiração, o que talvez seja uma prova das péssimas condições climáticas em todo o país.

A grande apresentação de Watson

Como já foi referido, Watson, de 18 anos, marcou bisou na vitória do Sunderland sobre o Stoke e, se tivesse tido um pouco mais de sorte, poderia ter marcado três ou quatro.

O jovem acertou no ferro e conseguiu falhar o mais difícil na pequena área, além de fazer o golo do empate e da vitória - recebendo uma nota 9,2 no Flashscore.

O seu desempenho foi o mais bem avaliado de todos os jogadores do Championship durante o fim de semana, fazendo dele o nosso Jogador da Semana. Veja o XI completo dos melhores desempenhos com base no nosso sistema de classificação de jogadores:

11 primeiros
11 primeirosFlashscore

Resultados completos:

Burnley 1-1 Middlesbrough

Sunderland 2-1 Stoke

Sheffield Wednesday 1-1 Preston

Leeds 2-0 Derby

QPR 3-0 Norwich

Portsmouth 3-0 Bristol City

Millwall 0-1 Coventry

Luton 1-1 Swansea

Hull 0-1 Blackburn

West Brom 2-2 Sheffield United

Plymouth-Oxford - adiado.

Cardiff-Watford - adiado.

Ali Pollock
Ali PollockFlashscore UK