Mais

Análise: 10 nomes a acompanhar no Sul-Americano sub-20

Claudio Echeverri é a figura da Argentina
Claudio Echeverri é a figura da ArgentinaPhoto by Federico Peretti / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Kendry Paez, do Equador, Claudio "El Diablito" Echeverri, da Argentina, e Gabriel Moscardo e Deivid Washington, do Brasil, são as principais promessas do Campeonato Sul-Americano Sub-20 2025, que começa nesta quinta-feira na Venezuela.

Confira a seguir 10 craques que devem ser observados no torneio, que dá quatro vagas para o Mundial da categoria e será disputado no Chile de 27 de setembro a 19 de outubro.

Kendry Paez

Futuro jogador do Chelsea, Paez é um astro indiscutível da seleção sub-20 do Equador comandada pelo técnico Miguel Bravo.

Com apenas 17 anos, o talentoso médio do Independiente del Valle já se estabeleceu na seleção principal do Equador. Ele tem sido uma parte importante da seleção principal do técnico argentino Sebastián Beccacece e do seu antecessor, o espanhol Félix Sánchez Bas, nas eliminatórias sul-americanas para o Mundial-2026.

Claudio Echeverri

Com tudo pronto para a sua tão esperada transferência para o Manchester City, El Diablito Echeverri pretende qualificar-se para o Campeonato do Mundo de Sub-20 da Argentina, depois do seu deslumbrante Campeonato do Mundo de Sub-17 em 2023, no qual marcou cinco golos e deu duas assistências. Alta qualidade técnica, jogo desequilibrado no um contra um e marcação de golos são as suas virtudes.

Tem boas recordações da Venezuela, pois há um ano ganhou um bilhete para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 com a Albiceleste.

Deivid Washington

Contratado pelo Chelsea, Deivid Washington é um dos talentos do Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20.

O avançado de 19 anos recebeu oportunidades na última temporada com os Blues na Premier League, mas ainda aguarda a oportunidade de ser titular nesta temporada, tendo marcado quatro gols em cinco jogos pela seleção sub-21.

Gabriel Moscardo

Depois de boas atuações pelo Corinthians, o médio-defensivo Gabriel Moscardo foi contratado pelo Paris Saint-Germain no ano passado. Atualmente, ele está emprestado ao Reims, mas não tem jogado pela equipe principal.

Jogar pela Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20 é uma oportunidade para ele voltar a se destacar.

Pedrinho

O lateral brasileiro Pedro Henrique está a ganhar espaço no Zenit, da Rússia. Ele fez 17 jogos na temporada 2024-2025, nove como titular, com dois gols.

Alfonso Montero

O futebol está-lhe no sangue. O pai, Paolo Montero, e seu avô, Julio Montero Castillo, tiveram passagens notáveis pela seleção uruguaia.

Defesa-central, o uruguaio Alfonso Montero pertence à Juventus, clube onde o pai deixou a sua marca em Itália na mesma posição. Aos 17 anos, ele ainda está na equipa de formação, embora já tenha recebido uma convocação para a equipa principal da Vecchia Signora, sem ter visto minutos.

Diego León

Com o futuro ligado ao Manchester United, o lateral-esquerdo Diego León está a destacar-se como um dos pilares da seleção sub-20 do Paraguai. Ele estreou como profissional no ano passado pelo Cerro Porteño.

Oscar Perea

Formado pelo Atlético Nacional e atualmente no Estraburgo, Óscar Pérea, de 19 anos, faz parte do ataque da Colômbia. Ele só jogou seis minutos na Ligue 1, então chegará ao Sudamericano Sub-20 ansioso para deixar a sua marca.

Kervin Andrade

A anfitriã Venezuela aposta em Kervin "Tuti" Andrade, um versátil médio do Fortaleza, do Brasil. O jogador de 19 anos vem sendo convocado regularmente para a seleção principal da Vinotinto.

Damián Pizarro

Num Chile sedento por jovens talentos, o médio Damián Pizarro é um dos jogadores mais promissores. Depois de deixar o Colo Colo, ele agora joga na Udinese.