Mais

O sonho do Peru no Sul-Americano sub-20

Chemo del Solar vai liderar o Peru
Chemo del Solar vai liderar o PeruPhoto by Juan Carlos Hernandez / AFP
Sob a orientação de Chemo del Solar, a seleção peruana sub-20 enfrentará o Campeonato Sul-Americano de 2025 como o grande desafio.

As estatísticas são catastróficas, mas são a prova de uma realidade: o Peru, no escalão sub-20, nunca se qualificou para um Campeonato do Mundo. No entanto, a ilusão nunca se apaga, nem mesmo depois de termos sido destituídos do país anfitrião. A 23 de janeiro, o torneio arranca na Venezuela e a equipa de José Guillermo del Solar procura o objetivo desejado: fazer uma boa fase de grupos, avançar para o hexagonal final e, na melhor das hipóteses, garantir um lugar no Mundial do Chile.

Chemo e seus comandados

É verdade que o Campeonato Sul-Americano Sub-20 quase sempre foi uma dor de cabeça para o Peru, mas desta vez há otimismo em uma seleção que vem sendo trabalhada há muito tempo e com jogadores muito talentosos. Apenas dois dias depois de a CONMEBOL definir os dois grupos para o torneio (Grupo A com Chile, Uruguai, Venezuela e Paraguai), a Bicolor iniciou um microciclo no dia 31 de outubro com 40 jogadores com a ideia de encontrar a equipa que disputará o campeonato juvenil. Entre os nomes mais destacados dos últimos microciclos estão Juan Pablo Goicochea (Platense), Bassco Soyer (Alianza Lima), Víctor Guzmán (Alianza Lima), Maxloren Castro (Sporting Cristal), Álvaro Rojas (Universitario) e Adriano Neciosup (Flamengo).

Vale lembrar que a seleção sub-20 teve um bom número de particulares em 2024, incluindo vitórias contra o Uruguai e empates contra a Colômbia. No entanto, a equipa treinada por "Chemo" revelou-se aguerrida e tem no meio-campo o seu ponto forte, com jogadores com bom jogo de pés e rápidos na tomada de decisões.

O possível onze a ser utilizado pelo treinador seria o seguinte: William Falcón; Julinho Astudillo, José Amasifuen, Brian Arias, Axel Cabellos; Ian Wisdom, Gian Carlo García, Bassco Soyer; Maxloren Castro, Juan Pablo Goicochea e Víctor Guzmán. Max', jogador das camadas jovens do Sporting Cristal, teve uma ascensão meteórica e, aos 16 anos, já foi chamado à seleção peruana principal de Jorge Fossati. Ele, ao lado de outros talentos como Soyer, Goicochea e Guzmán, é quem vai comandar o ataque bicolor no Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Os adversários do Peru

A seleção peruana está no Grupo A, ao lado de Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.

Uruguai

O Uruguai, atual campeão mundial sub-20, treinado por Fabián Coito, conta com vários jogadores do Peñarol e do Nacional, os maiores clubes do país. Entre os nomes da última convocação estão Facundo Dominguez, German Barbas, Nicolas Ramos e Mateo Ureta. O jogador a ter em conta é o avançado Dominguez, uma promessa do "Bolso". A Celeste não tem tido um bom desempenho e resultados nos últimos meses. Nos quatro particulares disputados entre setembro e outubro de 2024, foram uma vitória, dois empates e uma derrota. Venceu o Uzbequistão por (3-1 e, na outra partida, empatou (1-1) com o mesmo adversário. Anteriormente, perderam (2-0) com o Paraguai e empataram (1-1) com a "Albirroja" na outra partida.

Venezuela

A "Vinotinto" sub-20, comandada pelo técnico argentino Ricardo Valiño, conta com talentos importantes como Leandro Rodríguez, Nicola Profeta, Yiandro Raap e Giovanny Sequera. Jogaram dois amistosos em março contra a Costa Rica, vencendo uma partida por 2-1 (golos de Profeta e Jesús Duarte) e perdendo a outra por 1-0. No mês passado, em outubro, disputaram duas partidas contra o Paraguai, perdendo por 3-0 na primeira e empatando (1-1) na segunda. Neste último, Yair Ramos marcou o golo de empate. Vale a pena recordar que a Venezuela, desde que perdeu a final do Campeonato do Mundo de Sub-20 de 2017, não voltou a qualificar-se para o Campeonato do Mundo. A seleção venezuelana quer voltar a disputar uma fase final.

Paraguai

Ao contrário de outras seleções, a seleção paraguaia sub-20 de Aldo Pedro Duscher teve uma preparação intensa e disputou oito particulares nos últimos cinco meses, vencendo dois, empatando dois e perdendo quatro. As vitórias foram de 3-0 sobre a Venezuela e de 2-0 sobre o Uruguai, seleções com as quais disputará o Grupo A. Entre os seus jogadores mais destacados estão Anderson Leguizamón, Alan Morinigo, Lucas Gómez e Octavio Alfonso. A "Albirroja" espera regressar ao Campeonato do Mundo, uma vez que não se qualifica desde a Turquia 2013. Vale ressaltar que o Peru terá que enfrentar o Paraguai em sua estreia no Campeonato Sul-Americano Sub-20.