Maricá 1-2 Botafogo
Mesmo sem o seu plantel principal, que continua de férias, o Botafogo era favorito para o confronto, com o Maricá a surpreender o atual campeão brasileiro e da Libertadores logo na primeira jornada. O Alvinegro não perdia em casa há seis meses.
O Tsunami, que fez o seu primeiro jogo na história da elite estadual, abriu o marcador logo no início, aos 4 minutos, num remate cruzado de Denílson, que pareceu ser defensável para Raul. A situação começou a complicar para os visitantes aos 10 minutos, quando Mizael foi expulso.
No erro de domínio, viu Carlos Alberto colocar na frente, com o atacante a ser puxado a centímetros da área. O facto de o atacante ser o último homem fez o Maricá ficar com um jogador a menos. Se com 11 contra 11, os visitantes já tinham tudo para adotar uma postura cautelosa, a desvantagem numérica forçou os maricaenses a redobrarem os esforços defensivos.
O Botafogo, mesmo com um a mais, teve dificuldade para criar chances reais, fazendo o guarda-redes Dida trabalhar, na sua melhor chance, num remate de fora da área, de Nílton, no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Glorioso manteve a sua insistência mas viu o cenário piorar em novo lance de bola defensável de Raul. De livre, aos 63 minutos, Hugo acertou na trave, antes de a bola entrar para o 0-2.
O resultado aumentou a pressão para os da casa, que diminuíram o prejuízo, de penálti, com Patrick de Paula. A derrota em casa na estreia fez os adeptos do Botafogo sentirem falta dos titulares já na primeira jornada.

Na próxima ronda, o Botafogo joga em casa contra a Portuguesa-RJ, na terça-feira. O Maricá joga em casa, no dia seguinte, contra o Boavista.
Nova Iguaçu 1-1 Vasco
Com uma equipa praticamente Sub-20 e comandada pelo técnico Ramon Lima, o Vasco teve certas dificuldades de encaixe, algo natural de uma equipa jovem e inexperiente.
Mas o risco é calculado nestas primeiras rondas do Estadual, dando espaço para que alguns jovens se possam destacar, como foi o caso do lateral-direito Paulinho.

Aos 39 minutos de um primeiro tempo bastante amarrado e com poucas chances, Breno Lopes foi à linha de fundo e rematou rasteiro. O guarda-redes Lucas Maticolli defendeu para a frente e a bola sobrou para a conclusão do jovem, que vibrou com o seu primeiro golo na equipa principal.
O tento coroou um bom primeiro tempo do Vasco, que poderia ter ampliado o marcador com GB, que arriscou de bicicleta, já nos descontos, e quase fez um belo golo em São Januário.