Mais

Campeonato Carioca: Os prémios, o calendário e os principais candidatos

Bruno Henrique comemora golo do Flamengo contra o Botafogo
Bruno Henrique comemora golo do Flamengo contra o Botafogo(Photo by Talita GOUVEIA / AFP)

O Flamengo vai em busca do bicampeonato, o Botafogo aposta forte no plantel e quer encerrar jejum de seis anos. Fluminense e Vasco correm por fora nesta luta pelo título do Carioca.

O Campeonato Carioca de 2025, que começou no final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro, conta com 12 clubes e premiação em dinheiro não será paga pela Federação Estadual do Rio de Janeiro (FERJ). Para esta edição do estadual, o clube campeão não vai receber premiação em dinheiro, levando para casa apenas o troféu e as medalhas.

Flamengo foi campeão em 2024 após vencer o Nova Iguaçu
Flamengo foi campeão em 2024 após vencer o Nova IguaçuBuda Mendes / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Esta será a quinta temporada seguida que o torneio não vai pagar pela conquista, mas o cenário pode mudar com a chegada de receitas não previstas. De acordo com a FERJ, os doze clubes participantes do Campeonato Carioca receberão os valores com base nos direitos de transmissão e patrocinadores da competição.

Com isso, para o início da competição, não haverá pagamento de premiação ao campeão, mas caso apareçam novas receitas, as equipas podem reunir-se para definir se o valor extra será encaminhado e dividido com base na posição final ou como premiação.

A última vez que o campeão carioca levou dinheiro para casa foi em 2020, quando o Flamengo, comandado por Jorge Jesus, derrotou o Fluminense de Odair Hellmann com resultado agregado de 3-1, vencendo o jogo da primeira mão por 1-2 e o da segunda por 2-1.

Com início nos dias 11 e 12 de janeiro, o Carioca começou sem clássicos e com pouca empolgação. Tendo um calendário apertado em 2025, já que o Brasileirão vai começar em março, quando o habitual é apenas no final de abril, devido ao novo Mundial de Clubes da FIFA, os quatro grandes do Rio devem ir a campo com equipas alternativas nas jornadas iniciais e pouco apelo dos adeptos.

Sabendo da necessidade de realizar um período inicial de treinos reforçados, a FERJ fechou acordo com os clubes que até à quarta jornada será possível usar equipas com jogadores menos utilizados. Os clássicos foram deixados para a reta final da primeira fase. 

Presidente da FERJ explicou acordo com os clubes

Em entrevista realizada na sede da Federação Carioca, Rubens Lopes, presidente da entidade, revelou que foi assinado um acordo com os clubes para não marcar clássicos nas jornadas iniciais, levando em consideração a importância das partidas e que com equipas alternativas o nível de jogo poderia ficar comprometido.

Até à quarta jornada o clube pode colocar em campo atletas menos utilizados. Nos clássicos, que são jogos bastante importantes, para dar um equilíbrio técnico, eles vão jogar com os seus principais jogadores. É uma condição lógica e pertinente”, explicou o dirigente. O primeiro clássico está marcado para a sexta jornada, entre Botafogo e Fluminense.

Riquelme, do Fluminense, em jogo contra o Boavista
Riquelme, do Fluminense, em jogo contra o BoavistaThiago Ribeiro / AGIF / AGIF via AFP

Flamengo em busca do bicampeonato

Campeão Carioca em 2024, ao derrotar o Nova Iguaçu na grande decisão, o Flamengo é o maior vencedor do torneio estadual, com 38 títulos, e sonha com a marca das 40 conquistas. Com um resultado agregado de 4-0 (3-0 e 1-0), o Rubro Negro não deu hipóteses ao adversário e começou a temporada com o pé direito, terminando a competição local invicto. 

Na época comandado por Tite, o Flamengo apontava a uma temporada de grandes glórias, com o treinador que estava de volta ao cenário brasileiro, após seis anos na seleção brasileira.

Final estadual aconteceu com título no Maracanã
Final estadual aconteceu com título no MaracanãBuda Mendes / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Após um grande início de ano, Tite teve dificuldades para comandar o plantel rubro-negro e ficou distante de Botafogo, Palmeiras e Fortaleza na disputa pelo título do Brasileirão, sendo demitido após a eliminação com o Peñarol na Taça Libertadores, nos quartos de final. Para o lugar foi contratado Filipe Luís, que organizou a equipa em campo, foi campeão da Taça do Brasil e terminou a Série A em terceiro lugar.

Com grande concorrência, o Flamengo quer o bicampeonato em 2025, mas vai ter que superar os rivais Botafogo, Fluminense e Vasco. Atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, o alvinegro não vence a competição desde 2018 e será um adversário à altura. O Fluminense teve uma temporada abaixo em 2024, mas quer retomar as conquistas, após vencer em 2022 e 2023, e não deve medir esforços.

O Vasco, que não vence desde 2016, tem um cenário mais indefinido, com a possível venda para SAF e deseja começar o próximo ano com o pé direito. 

Maiores campeões do Campeonato Carioca

Sendo um dos principais torneios estaduais do Brasil, juntamente com o Campeonato Paulista, o Campeonato Carioca vem sendo disputado desde 1906, quando os clubes ainda em 1905 resolveram fundar a Liga Metropolitana de Futebol. No ano seguinte, após a criação da entidade, seis clubes disputaram o primeiro torneio estadual: Fluminense, Botafogo, Bangu, Football and Athletic, Payssandu e Rio Cricket.

Adeptos do Vasco no clássico contra o Fluminense
Adeptos do Vasco no clássico contra o FluminenseMateus Bonomi / AGIF / AGIF via AFP

Maior vencedor do torneio com 38 conquistas, o Flamengo ainda não tinha equipa de futebol, dedicando as suas atividades no período aos desportos aquáticos. Em seguida está o Fluminense, com 33 títulos. O terceiro maior vencedor é o Vasco da Gama, com 24 títulos. O Botafogo é o quarto maior campeão, com 21 títulos.