O Fluminense foi o conjunto com melhor campanha, conquistando a Taça Guanabara. Portuguesa-RJ, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e Maricá não se apuraram e vão disputar um quadrangular (todos contra todos em ida e volta) para definir o despromovido.
Depois dos clubes terem enfrentado adversários do outro grupo, agora chega o momento de encarar um rival do mesmo grupo. Os líderes terão pela frente os quartos, com os vices defrontarem os terceiros.
Os confrontos dos quartos de final e a grande decisão vão acontecer em jogo único, ao contrário das meias-finais, que terão dois jogos.
Os emblemas com mais pontos são anfitriões nos quartos de final. Nas meias-finais, escolhem se jogam em casa na primeira ou segunda mão. A final está marcada para o Maracanã. Em caso de empate, a decisão vai para os penáltis em qualquer fase.
O grande destaque da próxima fase será o clássico entre Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro foi garantir o apuramento somente na última jornada, quando chegou correndo risco de ficar de fora dos quartos. O Glorioso chegou para a última ronda com a liderança do Grupo B já garantida, perdendo para o Vasco, que evitou clássico contra o Fluminense.
Quartos de final
13/2 (sexta) - Madureira x Boavista
14/2 (sábado) - Vasco x Volta Redonda
15/2 (domingo) - Botafogo x Flamengo
15/2 ou 16/2 (domingo ou segunda) - Fluminense x Bangu
