Recorde as incidências do encontro
O Flamengo, que ja havia vencido a primeira mão por 1-0, no Nilton Santos, aguarda agora a definição do seu adversário na grande final. Neste domingo, o Fluminense defronta o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Na primeira mão, o Tricolor goleou o adversário por 4-0 e praticamente garantiu a sua presença na final.

O Rubro-Negro ampliou o seu domínio frente ao Vasco, chegando ao 10.º jogo de invencibilidade contra o rival, com oito vitórias e dois empates. Esta foi a primeira vez no ano que a equipa orientada por Filipe Luís deu a volta a um resultado. A equipa segue sem perder há 22 jogos, somando 16 vitórias e seis empates.
Nos últimos 32 confrontos entre os dois clubes, o Cruz-Maltino venceu apenas duas vezes, a última das quais a 5 de março de 2023, num jogo a contar para a 10.ª jornada da primeira fase do Campeonato Carioca.
Apesar de ter demonstrado grande espírito de luta, o Vasco não conseguiu segurar a vantagem diante de um Flamengo equilibrado, sofrendo a terceira derrota no Clássico dos Milhões este ano.
O próximo desafio do Flamengo será precisamente a primeira mão da final do Carioca, que terá lugar na quarta-feira, dia 12 de março. O Vasco voltará a entrar em campo apenas no dia 30 de março, domingo, quando recebe o Santos, em São Januário, às 18h30, para a jornada inaugural do Brasileirão.
Golo polémico
Após o português Nuno Moreira colocar o Vasco em vantagem, fazendo com que Rossi sofresse o seu primeiro golo no Campeonato Carioca, o Flamengo teve de correr atrás do prejuízo para igualar o resultado no Maracanã.
O golo do empate surgiu aos 35 minutos, num lance polémico. Após um remate de Arrascaeta, a bola desviou e sobrou para Bruno Henrique empurrar para o fundo das redes.
O lance foi revisto pelo VAR, mas as linhas traçadas pela equipa de arbitragem do Campeonato Carioca colocaram o avançado do Flamengo em posição regular, uma decisão que gerou grande contestação por parte dos jogadores vascaínos no regresso do intervalo.
