Flamengo e Vasco entram em campo pressionados, com hipóteses tanto de seguir para a fase a eliminar como de cair no quadrangular de despromoção. O Cruz-Maltino pode, inclusive, ficar dependente do arquirrival para definir o seu futuro.
O Rubro-Negro ocupa actualmente o 5.º lugar do Grupo B, com quatro pontos, enquanto o Vasco é 4.º classificado do Grupo A, com oito pontos. Os quatro primeiros de cada grupo seguem em frente. Já o 5.º e o 6.º de cada grupo disputam o quadrangular que define a equipa despromovida à 2.ª divisão do Estadual.

Os resultados da quinta jornada, que terminou esta segunda-feira, favoreceram o Fla. A equipa orientada por Filipe Luís precisa agora de vencer o último jogo e contar com um deslize de uma das três equipas que estão acima na tabela.
O Vasco, por outro lado, depende apenas de si. Na última jornada, a equipa de Fernando Diniz tem clássico contra o Botafogo, enquanto o Rubro-Negro recebe o Sampaio Corrêa.
Cenários do Flamengo
• Para se qualificar para a fase a eliminar:
Vencer o Sampaio Corrêa e torcer para que se verifique pelo menos uma das três situações abaixo:
Portuguesa - Nova Iguaçu: Nova Iguaçu não pode ganhar
Volta Redonda - Madureira: o Madureira tem de perder e o Flamengo precisa de recuperar três golos de diferença
Bangu - Boavista: o Boavista tem de perder e o Flamengo precisa de recuperar dois golos de diferença
• Para cair no quadrangular:
O Fla terá de lutar contra a despromoção se perder frente ao Sampaio ou se nenhum dos três cenários acima se concretizar.
Em caso de empate no seu jogo, a equipa de Filipe Luís precisa que o Nova Iguaçu seja goleado para escapar ao quadrangular.

Cenários do Vasco
• Para se qualificar para a fase a eliminar:
O Vasco apura-se ganhar ao Botafogo, ou
- Se empatar, o Sampaio não pode vencer o Flamengo
- Se perder, o Sampaio tem de perder com o Flamengo. Caso o Sampaio empate com o Flamengo, o Vasco só avança se não sofrer uma goleada frente ao Botafogo
• Para cair no quadrangular:
O Gigante da Colina só disputará o quadrangular de despromoção em caso de derrota ou empate frente ao Botafogo, desde que o Sampaio vença o Flamengo.
Se o Vasco perder por 5-0 no clássico e o Sampaio Corrêa empatar com golos frente ao Fla, a equipa de Fernando Diniz não avança para os quartos de final.

