As duas equipas abriram o Campeonato Carioca desta temporada e, por isso, têm um jogo a mais do que os restantes clubes. Perante este cenário, o regulamento é claro: o Flamengo, neste momento, luta contra a despromoção no Estadual.
A equipa orientada por Filipe Luís tem ainda mais três jogos antes do término da primeira fase para evitar a disputa de um quadrangular de manutenção, disputado pelas duas equipas com pior campanha de cada grupo.

Este mini-torneio de luta contra a descida será disputado no formato todos contra todos, em duas voltas. Apenas a pior equipa do quadrangular será despromovida.
Devido ao calendário sobrecarregado da temporada passada, na qual a equipa principal do Flamengo competiu até ao dia 17 de dezembro, sendo derrotada pelo PSG na final da Taça Intercontinental, o treinador Filipe Luís optou por iniciar o Carioca com a equipa sub-20. Os jovens do Ninho do Urubu foram utilizados nos três primeiros jogos e não conseguiram qualquer vitória.
Clássicos pela frente, início do Brasileirão e Supertaça
Das três partidas que ainda restam ao Flamengo, duas serão clássicos — os duelos frente ao Vasco, na próxima quarta-feira, e ao Fluminense, no domingo, ambos no Maracanã — sendo o fecho da primeira fase frente ao Sampaio Corrêa, no dia 7 de fevereiro.
No meio desta reta final decisiva do Carioca, o Rubro-Negro ainda terá dois jogos do Brasileirão e a grande final da Supertaça do Brasil frente ao Corinthians, marcada para o dia 1 de fevereiro, no Mané Garrincha, em Brasília.

Ao contrário da época passada, quando a conquista do Campeonato Carioca foi uma meta institucional definida pela direção, o Flamengo deverá limitar-se a cumprir os mínimos no Estadual deste ano. Mesmo com apenas um ponto, o Rubro-Negro está a três do Nova Iguaçu, líder do Grupo B.
