Guia do Campeonato Carioca 2024: o regulamento, os favoritos e onde assistir aos jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guia do Campeonato Carioca 2024: o regulamento, os favoritos e onde assistir aos jogos
Fluminense é o atual bicampeão carioca
Fluminense é o atual bicampeão cariocaMailson Santana/Fluminense
O Campeonato Carioca de 2024 tem o seu pontapé inicial esta quarta-feira, com três jogos. A abertura acontece com o jogo entre Portuguesa e Bangu, às 19:50, antes de Botafogo e Flamengo entrarem em campo no mesmo dia. Na quinta-feira, chega a vez das estreias de Vasco e Fluminense.

A competição dura até abril, quando o segundo jogo da final acontece no dia 7. O primeiro jogo da decisão está marcado para 31 de março.

As 12 equipas participantes da edição de 2024 do Campeonato Carioca são Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.

Regulamento

Todas as equipas enfrentam-se numa única volta, com os quatro melhores a seguirem para as meias-finais. O primeiro classificado leva o simbólico título da Taça Guanabara, com o lanterna-vermelha a ser despromovido para a Série A2.

Siga o Carioca no Flashscore

Os quatro primeiros classificados disputam a meia-final a duas mãos. Assim como no último ano, a equipa com melhor campanha tem a vantagem de jogar pelo mesmo saldo de golos, nos dois jogos, para se qualificar. Este critério não aparece na grande decisão, que pode ser definida nas grandes penalidades. 

As equipas que terminarem entre a 5.ª e 8.ª posições disputam a Taça Rio. 

Os favoritos de sempre

Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo partem, em teoria, na frente, pelo maior investimento efetuado.

O Rubro-Negro manteve o treinador Tite e chega em busca de um título que não conquista desde 2021. A equipa da Gávea, maior vencedora da competição, com 37 taças, manteve boa parte das suas principais figuras, como o trinco Gerson, o médio Arrascaeta e os avançados Pedro, Bruno Henrique, Luiz Araújo Cebolinha e Gabigol.

Flamengo conseguiu manter importantes peças ofensivas
Flamengo conseguiu manter importantes peças ofensivasProfimedia

O Flamengo perdeu o guarda-redes Santos para o Fortaleza, o médio Everton Ribeiro para o Bahia e viu Filipe Luís terminar a carreira no final do ano passado. Outra ausência é do central Rodrigo Caio, que não teve o seu contrato renovado após cinco temporadas no clube.

A principal contratação foi do médio uruguaio De La Cruz, ex-River Plate, que não vai estar presente na estreia. Estará na pré-temporada do clube, marcada para Orlando, nos Estados Unidos. Lá, o Fla fará particulares contra o Philadelphia Union e o Orlando City, nos dias 21 e 27 de janeiro, respetivamente. A direção do Flamengo continua a procurar reforços. 

Campeão da América

O Fluminense, do técnico Fernando Diniz, agora totalmente focado no clube, depois de deixar o cargo de selecionador do Brasil, chega com moral em alta, epois de disputar o Mundial de Clubes em dezembro.

O Tricolor das Laranjeiras, campeão em 2022 e 2023, também manteve peças importantes como o guarda-redes Fábio, o central Felipe Melo, o lateral-esquerdo Marcelo, o trinco André, o médio Ganso e os avançados Keno, Arias e Cano.

Cano segue sendo a referência ofensiva do Flu
Cano segue sendo a referência ofensiva do FluMailson Santana - Fluminense

A principal perda foi do central e capitão Nino, negociado com o Zenit. 

Uma das principais novidades para 2024 é a contratação do médio Renato Augusto. Outra cara nova é o central Antônio Carlos, que regressa ao clube depois de defender o Orlando City. 

Uma das ausências da equipa nos primeiros jogos do Carioca será do avançado John Kennedy, convocado para defender o Brasil no Pré-Olímpico da Venezuela, que acontece entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro.

Alvinegros

Botafogo e Vasco chegam reformulados para a competição. A equipa da Estrela Solitária quer começar bem o ano, depois de terminar 2023 de forma dececionante, quando o título do Brasileirão foi escapando por entre os dedos a cada jornada que passava.

O avançado Diego Costa não renovou seu contrato e o dono da SAF, o norte-americano John Textor, optou por mudar o perfil do plantel, a pensar na participação na Taça Libertadores. Quem também se despediu do clube foram o guarda-redes Lucas Perri e o central Adryelson, que se transferiram para o Lyon. 

Jeffinho está de volta ao Botafogo depois de defender o Lyon por poucos meses
Jeffinho está de volta ao Botafogo depois de defender o Lyon por poucos mesesProfimedia

Algumas das principais caras novas são do avançado Savarino, ex-Atlético-MG, do regresso do também avançado Jeffinho, que estava no Lyon, e do central Lucas Halter. A direção quer mais reforços e continua atenta ao mercado. 

O Fogão soma 21 taças do Carioca. 

Vasco teve mudanças dentro e fora de campo

O Vasco, campeão carioca em 24 oportunidades, também teve mudanças importantes, a começar pela gestão. O diretor de futebol é Alexandre Mattos, um dos principais nomes na função no Brasil.

A sua presença serviu para contratações importantes como dos centrais Rojas, que estava no River Plate, e de João Victor, do Benfica, que era desejado por outros clubes brasileiros. 

Alexandre Mattos (à esquerda) ajudou o Vasco a reforçar o elenco
Alexandre Mattos (à esquerda) ajudou o Vasco a reforçar o elencoVasco

O médio francês Payet é uma das referências, tendo a oportunidade de defender o Vasco desde a pré-temporada. A esperança de golos está em Vegetti, que correspondeu em 2023. Outros nomes que chegaram são dos avançados Adson, do Nantes, e de David, do Internacional. 

Uma das principais ausências deve ser de Gabriel Pec, de malas prontas para o futebol dos Estados Unidos. 

Parte da preparação da equipa foi feita na cidade uruguaia de Punta del Leste. 

Transmissões

A transmissão do Carioca 2024 acontece, no Brasil, em sinal aberto, na Band, que adquiriu os direitos de transmissão até 2025, com os jogos a passarem também em band.com.br e no Bandplay.

O GOAT transmite no seu YouTube todas as partidas da competição, com exceção daquelas que têm o Vasco como visitado. A CazéTV (Youtube e Twitch) transmite somente os jogos em que o Vasco jogar em casa.