Danilo jogou as últimas cinco temporadas pela Juventus, clube com o qual tinha contrato até junho de 2025.
O atleta rescindiu com o emblema italiano na segunda-feira e chega ao Fla a custo zero.
Atual capitão da seleção brasileira, o lateral atuava na Europa desde 2012. Antes de se mudar para a Juve em 2019, representou FC Porto, Real Madrid e Manchester City.
Danilo também disputou os Mundiais-20218 e 2022 com o Brasil e tem vindo a ser convocado constantemente pelo técnico Dorival Júnior. São já 65 jogos pela seleção brasileira.

No futebol brasileiro, Danilo atuou pelo América-MG e pelo Santos.
Com o Peixe, conquistou o Paulistão e a Libertadores de 2011. Pelo FC Porto, foi bicampeão português antes de conquistar cinco títulos com o Real: uma LaLiga, duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes e uma Supertaça Europeia.
Com a camisola do City, o lateral tem dois troféus da Premier League e um da Taça de Inglaterra. Já ao serviço da Juventus, tem um scudetto da Serie A e duas Taças de Itália.
No Flamengo, Danilo voltará a jogar com Alex Sandro, seu ex-companheiro na Juventus.

Lateral de ofício, Danilo passou para defesa-central sob a batuta do técnico Massimiliano Allegri, da Juventus, durante a temporada 2021/22.
Allegri usava o brasileiro no seu esquema tático com três defesas. Com a mudança para o 4-4-2 com o treinador Thiago Motta, porém, o defesa perdeu espaço na equipa italiana.
Na seleção, Danilo ainda atua como lateral-direito.