Fluminense e Liverpool haviam anunciado o acordo na última segunda-feira, mas faltavam os exames médicos e a assinatura do contrato.
Marcelo Pitaluga chega sem custos ao Fluminense, com o Liverpool a manter 40% dos direitos económicos.
“Obviamente estou muito feliz de voltar para casa. Esse é o sentimento de muita alegria, de expectativa para iniciar os trabalhos, começar a treinar. Que seja um grande ano para todos nós. Foram quase dez anos aqui. Conheço muitas pessoas, fiz grandes amizades. Mal posso esperar para reencontrar todo o mundo”, disse Pitaluga.
O guarda-redes trocou o Fluminense pelo Liverpool em setembro de 2020, mas nem sequer jogou pela equipa principal dos Reds. Emprestado a Macclesfield, St. Patricks e Livingston nas últimas temporadas, Marcelo Pitaluga nunca se conseguiu afirmar.
O jovem também não chegou a representar a equipa principal do Fluminense antes da transferência para a Europa. No regresso ao Tricolor, Pitaluga chega para se juntar a Vitor Eudes como suplente de Fábio. O guarda-redes de 44 anos segue como titular absoluto, mas só tem contrato até dezembro deste ano.

Reforços do Fluminense para 2025
Marcelo Pitaluga é o quinto reforço confirmado pelo Fluminense para esta temporada. Antes, chegaram o central Juan Pablo Freytes, o médio Hércules e os avançados Paulo Baya e Joaquín Lavega.
O clube também fechou o lateral-esquerdo Renê, que deve ser anunciado em breve. Outro que está perto é o avançado Canobbio, do Athletico-PR. O Tricolor ainda busca um acordo com o avançado Rony, do Palmeiras.
