África do Sul: Orlando Pirates conquistam troféu amaldiçoado da Carling Knockout (1-0)

A festa dos jogadores dos Orlando Pirates
A festa dos jogadores dos Orlando PiratesPHILL MAGAKOE / AFP

Não foi um espetáculo bonito, mas um golo de Relebohile Mofokeng no prolongamento garantiu aos Orlando Pirates um triunfo por 1-0 sobre o Marumo Gallants, na final da Carling Knockout, em Polokwane, assegurando o segundo troféu da época, depois de também terem vencido a MTN8 em setembro.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Este troféu tem escapado aos Pirates ao longo dos anos, com algumas derrotas embaraçosas em finais, mas desta vez conquistaram-no com todo o mérito, já que os Gallants praticamente não criaram perigo.

Os Pirates atingiram agora oito finais de taças nas últimas três épocas, vencendo sete dessas decisões. Este é também o seu segundo troféu da Carling Knockout em dez presenças na final, sendo que o único outro triunfo aconteceu em 2011.

Venceram as últimas quatro finais da MTN8, estabelecendo um registo inédito nessa competição, e triunfaram em duas das últimas três finais da Taça Nedbank, com a única mancha a ser uma derrota dolorosa frente aos Kaizer Chiefs na decisão da Taça Nedbank, no final da época passada.

O guarda-redes Washington Arubi tem estado em grande nível nos Gallants ao longo de várias épocas, especialmente nesta. No entanto, quase ofereceu um golo aos Pirates logo no início, ao perder a bola nos seus próprios pés dentro da área. O remate de Evidence Makgopa para a baliza deserta foi afastado em cima da linha por Sibusiso Sikhosana, negando o golo inaugural aos Pirates.

Talvez o avançado pudesse ter optado por um remate mais forte, mas preferiu a colocação, facilitando a tarefa ao defesa.

Houve muito poucas oportunidades nos 90 minutos, para além do lance de Makgopa. Muitos remates, mas nada que realmente incomodasse os guarda-redes. Na verdade, na segunda parte, os Pirates tiveram um xG de 0,16 e os Gallants de 0,06.

Os Pirates acabaram por inaugurar o marcador aos 115 minutos, num lance longe de ser vistoso. Na verdade, é difícil perceber como a bola entrou.

A bola sobrou para Relebohile Mofokeng a cerca de 10 metros da baliza e o seu remate em arco foi parcialmente travado por um defesa dos Gallants. À medida que a bola se encaminhava lentamente para a linha de golo, ainda houve nova oportunidade para afastar, mas o defesa falhou completamente o corte.

É mais um golo em finais de taça na curta carreira de Mofokeng, que assim completa o pleno doméstico, tendo já marcado nas decisões da MTN8, Carling Knockout e Taça Nedbank.

Abdeslam Ouaddou teve um início atribulado como treinador dos Pirates e não faltaram céticos quando a equipa foi eliminada da Liga dos Campeões CAF, na segunda ronda, numa exibição francamente má.

No entanto, é impossível ignorar dois troféus em duas competições e o facto de ter levado a equipa ao topo da Betway Premiership, entrando numa verdadeira luta pelo título como já não acontecia há muitos anos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore