Mais

Antevisão ao play-off do Championship: Quatro clubes lutam por um lugar na Premier League

O Sheffield United é ligeiramente favorito a vencer o play-off
O Sheffield United é ligeiramente favorito a vencer o play-offNews Images LTD / Alamy / Profimedia
Os play-offs do Championship, o segundo escalão inglês, estão finalmente a chegar, com Sheffield United, Sunderland, Coventry e Bristol City a disputarem duas meias-finais e uma final em Wembley para decidirem quem ocupará o terceiro e último lugar na Premier League na próxima época.

O Leeds e o Burnley conquistaram os dois primeiros lugares, com 100 pontos cada um, para garantir a promoção automática, seguindo-se as quatro equipas restantes entre os seis primeiros, que irão disputar o play-off.

O Sheffield United terminou confortavelmente em terceiro lugar e vai defrontar o Bristol City, sexto classificado, enquanto o Sunderland - que garantiu o quarto lugar há quase um mês - desloca-se ao Coventry, quinto classificado.

As meias-finais do play-off realizam-se a duas mãos, com os vencedores de cada eliminatória a defrontarem-se em Wembley no sábado, 24 de maio.

Jogos de ida do play-off do Campeonato
Jogos de ida do play-off do CampeonatoFlashscore

O Flashscore fez uma antevisão dos play-offs, analisando os quatro clubes e quem serão os principais jogadores nas próximas duas semanas e meia.

Sheffield United, o favorito

Embora seja ingénuo sugerir que alguém possa ser favorito a caminho dos play-offs - um momento notório de vencer ou morrer na temporada -, os Blades são objetivamente o clube de melhor desempenho entre os quatro.

Os comandados de Chris Wilder terminaram a temporada em terceiro lugar, com 90 pontos, com uma dedução de dois pontos por falta de pagamento a outras equipas desde a última vez em que estiveram na divisão. ALém disso, marcaram 63 golos e sofreram apenas 36.

Forma atual do Sheff Utd
Forma atual do Sheff UtdFlashscore

Os Blades têm a melhor defesa entre os candidatos, graças às atuações impressionantes do guarda-redes Michael Cooper, mas o brilho individual é ainda mais impressionante.

Gustavo Hamer foi eleito o melhor jogador da temporada depois de marcar nove golos e fazer sete assistências, atuando tanto no meio do campo, como descaído no flanco. O neerlandês também tem experiência em play-offs, tendo marcado um golo em Wembley na derrota do Coventry contra o Luton na temporada 2022/23.

Várias outras estrelas podem fazer a diferença em momentos-chave para a equipa de Wilder, com o melhor marcador Tyrese Campbell, além de Ben Brereton-Diaz, Tom Cannon e Kieffer Moore, todos capazes de marcar no campeonato, mesmo que um ou outro não o tenham demonstrado nos últimos meses.

Campbell está sem marcar há sete jogos e Brereton Diaz tem apenas quatro desde que chegou em janeiro - enquanto o único golo de Cannon pelos Blades foi numa derrota contra o Burnley em abril. Moore ainda não marca em 2025, mas, só voltou de lesão em fevereiro e tem tido poucos minutos desde então.

Nas últimas semanas, os golos têm sido espalhados por toda a equipa, com nenhum jogador a marcar mais do que um último mês - o que é insustentável a caminho dos dois maiores jogos da época. Como resultado, a equipa de Wilder chega aos play-offs em má forma, com apenas duas vitórias e um empate nos últimos sete jogos.

Pela frente têm o Bristol City, que também diminuiu o ritmo na última semana da temporada e terminou em sexto lugar após o empate com o Preston na última jornada . O Sheffield United pode ser considerado o favorito para o regresso à Premier League, mas precisa de um dos avançados em má forma para se destacar nos dois (ou três) jogos.

Ímpeto do Sunderland travado

O Sunderland desafiou as expectativas esta temporada, terminando em quarto lugar sob o comando do treinador relativamente desconhecido Regis Le Bris. Algumas dificuldades em 2025 afastaram os Black Cats da corrida pela subida automática, mas ainda assim terminaram com 76 pontos, mais 10 do que o sétimo colocado. A época prometedora foi um pouco afetada nas últimas semanas, depois de cinco derrotas consecutivas após a confirmação do quarto lugar.

Parte disso pode ser atribuído ao descanso dos jogadores e à forte rotação do plantel no último mês para garantir as pernas mais frescas possíveis para os play-offs, mas será que os Black Cats estão a virar demasiado para a direção errada?

Sunderland em má forma
Sunderland em má formaFlashscore

O Sunderland não vence desde o início de abril e marcou dois golos de bola corrida desde o empate com o Preston no início de março. A falta de golos e de vitórias é motivo de preocupação, com a turma de Le Bris a precisar de inverter completamente a situação na meia-final do play-off com o Coventry.

Para piorar a situação, o Sunderland não tem a história a seu favor, pois não vence os Sky Blues desde 2007. Um ponto positivo é que tem jogadores capazes de brilhar individualmente, o que muitas vezes é necessário em jogos de alta pressão.

Wilson Isidor está em má forma há algum tempo, mas já mostrou que é capaz de marcar uma variedade de golos - 12 esta época, desde desvios à boca da baliza até remates acrobáticos. O jovem Eliezer Mayenda é parecido, mas talvez ofereça mais coisas com bola e tenha uma imprevisibilidade que pode ser perfeita para os play-offs. A complementar qualquer um dos avançados está Enzo Le Fee, que tem demonstrado muitas vezes estar acima de alguns adversários que enfrentou desde que chegou por empréstimo em janeiro, apesar de jogar fora de posição na ala esquerda.

A campanha do Sunderland no play-off pode ser ganha ou perdida com base no desempenho dos médios. O Jovem Jogador da Temporada do Championship, Jobe Bellingham, e o Aprendiz da Temporada, Chris Rigg, tiveram uma ligeira queda de rendimento no último mês, mas serão peças fundamentais para os próximos jogos.

Da mesma forma, o desempenho do capitão Dan Neil na retaguarda do meio-campo de três jogadores é muitas vezes a diferença entre uma boa e uma má exibição para os Black Cats. As estatísticas e o momento não estão do lado do Sunderland, mas não se pode descartar a possibilidade de recuperarem para os últimos jogos da temporada.

Coventry em alta com Lampard

O Coventry é a equipa em melhor forma a caminho dos play-offs. A turma de Frank Lampard tem estado em grande forma desde o início do ano, com 13 vitórias, mas, ao mesmo tempo, venceu apenas apenas um dos últimos três jogos e tem cinco derrotas nos últimos 10.

A vitória chegou num jogo de alta pressão na última jornada contra o Middlesbrough para garantir uma vaga entre os seis primeiros. Um bom presságio para os Sky Blues é o facto de terem demonstrado que são capazes de cumprir quando é mais necessário, como ficou demonstrado na vitória contra o Middlesbrough, que também está nos play-offs.

Coventry em forma
Coventry em formaFlashscore

Se juntarmos a isso a forte dinâmica que construíram desde a chegada de Lampard, o Coventry parece ser uma boa aposta para uma campanha forte nesta fase. A equipa defronta o Sunderland - que se encontra no cenário completamente oposto - e, como já referimos, não vence os Sky Blues há quase 20 anos. Mas muitos desses dados históricos desaparecem quando chegam as meias-finais, o que não deixa de acrescentar uma camada extra de pressão mental para ambas as equipas. 

Os principais jogadores do Coventry são, sem dúvida, o melhor marcador Haji Wright e o talentoso médio Jack Rudoni. Wright tem 12 golos esta temporada, apesar de ter falhado metade da campanha por lesão, e até fez um hat-trick contra o Sunderland na última vez em que os dois clubes se enfrentaram. No entanto, a sua forma desde que regressou à equipa tem sido um pouco indiferente, com cinco golos em 12 jogos, fortemente impulsionados pelo hat-trick frente aos Black Cats.

Rudoni é o outro destaque no meio-campo, com 21 contribuições para golo, nove anotados e 12 assistências. O inglês parece ter elevado o seu nível desde a chegada do ex-treinador do Chelsea, registando 16 das contribuições sob o comando do novo treinador.

Talvez o único problema dos Sky Blues seja o guarda-redes. Oliver Dovin acabou por afirmar como titular antes de sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior e Bradley Collins, que era a segunda opção, foi para o banco na última jornada após algumas atuações abaixo do esperado. Ben Wilson foi, portanto, a escolhar e provou o seu valor contra o Middlesbrough.

Essa incerteza pode ser explorada pelo Sunderland, embora o Coventry não esteja muito preocupado com a participação de Wilson nos play-offs depois da sua atuação heróica na última jornada - o guarda-redes veterano é também um adepto de infância do Sunderland, o que acrescenta um tempero extra à eliminatória.

Bristol City com oportunidade remota

A má fase no final da temporada tem sido o tema de todos os candidatos ao play-off este ano, e o Bristol City não foge à regra depois de perder dois e empatar um nos últimos três jogos. Antes disso, os Robins tinham perdido apenas três jogos em 2025 e essa dinâmica ajudou a garantir um lugar entre os seis primeiros.

A equipa de Liam Manning enfrenta um teste difícil contra o Sheffield United, mas tem dois bons marcadores, Anis Mehmeti (12) e o veterano avançado Nahki Wells (10), que podemser fundamentais contra os Blades. Mehmeti perdeu um pouco de gás nos últimos meses, mas o empolgante avançado pode fazer magia quando está inspirado.

Por outro lado, Wells já passou por isso durante vários anos no Championship e, aos 34 anos, tem a experiência que pode ser vital para uma campanha no play-off. O avanaçado já venceu os play-offs antes com o Huddersfield e foi titular em Wembley quando os Terriers derrotaram o Reading, convertendo o seu pontapé no desempate por grandes penalidades após o nulo. 

Forma atual do Bristol City
Forma atual do Bristol CityFlashscore

Longe da baliza adversária, o médio Jason Knight tornou-se um dos jogadores mais subestimados de toda a divisão e pode fazer a diferença contra o Sheffield United. O irlandês é constantemente um dos melhores jogadores do Bristol City e, como capitão, foi titular em todos os jogos da liga para os Robins esta temporada, além de se ter tornado um dos destaques da seleção irlandesa.

Apesar de ser estatisticamente o "menos favorito" para os play-offs, depois de terminar em sexto lugar, a turma de Manning ainda é capaz de uma grande surprensa. O histórico em casa, com 13 vitórias e sete empates, é o quarto melhor de toda a divisão (atrás de Leeds, Burnley e Sheffield United), e os Robins podem usar isso a seu favor com um bom desempenho na primeira mão.

Por outro lado, não vencem os Blades num jogo do campeonato desde 2019 e foram derrotados em Ashton Gate no início desta época. A equipa de Manning é provavelmente um outsider para subir à Premier League, mas provou ser um candidato digno nos play-offs e vai com confiança após a melhor época desde 2008.

Siga o Bristol City v Sheffield United (quinta-feira, 8 de maio, 20:00).

Siga o jogo Coventry x Sunderland (sexta-feira, 9 de maio, 20:00) aqui.