Mais

Championship: Penálti no final garante empate entre Ipswich e Birmingham no arranque (1-1)

George Hirst, do Ipswich Town, marca para fazer o empate
George Hirst, do Ipswich Town, marca para fazer o empateKieran McManus / Shutterstock Editorial / Profimedia

O Ipswich precisou de uma grande penalidade nos descontos para resgatar um ponto, ao empatar 1-1 com o Birmingham esta sexta-feira, no início da busca pelo regresso imediato à Premier League.

O Birmingham, de volta ao segundo escalão do futebol inglês depois de ter sido coroado campeão da League One (terceiro escalão) na época passada, abriu o marcador no jogo de abertura da campanha 2025/26 do Championship aos 53 minutos.

Jay Stansfield desfez o empate ao aproveitar o ressalto após o japonês Kyogo Furuhashi, anteriormente um dos favoritos dos adeptos do campeão escocês Celtic, ter acertado no poste.

O Birmingham, cujo proprietário minoritário é o sete vezes campeão do Super Bowl Tom Brady, dominou o território e a posse de bola, registando o seu 26.º jogo consecutivo invicto em casa. Mas com uma vantagem de apenas 1-0 havia sempre o risco de empate e o Ipswich, despromovido da Premier League, conseguiu-o com o seu único remate à baliza na partida.

Com cinco minutos dos oito de descontos já jogados, um canto do Ipswich para o segundo poste foi cabeceado para o braço do infeliz Lyndon Dykes, que não parecia ter tocado deliberadamente. Mas o braço estava levantado e o árbitro Andrew Kitchen assinalou penálti, que foi convertido por George Hirst, do Ipswich.

O golo provocou uma breve confusão entre as equipas, com objetos a serem atirados para o relvado por adeptos frustrados do Birmingham.