A luta para terminar nos dois primeiros lugares de promoção automática continua a sofrer várias reviravoltas dramáticas, uma vez que todas as equipas dos quatro primeiros lugares perderam pontos em algum momento da última semana - deixando-a totalmente em aberto a nove jogos do fim.
Da mesma forma, a disputa por uma das duas vagas nos play-offs atrás dos quatro primeiros é a mais acirrada de todos os tempos, com apenas cinco pontos a separarem o quinto e o 11.º classificados na tabela.
Como se isso não bastasse, a luta contra a despromoção agora parece impossível de prever, com sete clubes em risco real de cair para a League One.
O Flashscore analisa todas as áreas-chave da tabela do Championship.

Ninguém aproveitou os deslizes
A corrida para a subida continua a ser disputada por quatro equipas, com Leeds, Sheffield United e Burnley a serem os principais protagonistas e o Sunderland a estar por um fio abaixo deles.
O Leeds continua a ser o óbvio favorito à subida de divisão, mas acabou por sofrer um deslize ao perder por 1-0 em Portsmouth, no passado fim de semana, com Colby Bishop a marcar o único golo do jogo, depois de várias oportunidades desperdiçadas pela equipa de Daniel Farke.
Isso deu alguma esperança às três equipas abaixo, que conseguiram vitórias difíceis no fim de semana, mas que deitaram fora o terreno ganho nos jogos a meio da semana.
Burnley, Sheffield United e Sunderland empataram (1-1) nos últimos jogos e, como acontece com todos os candidatos ao título, o Leeds recuperou com uma vitória por 2-0 sobre o Millwall para manter a liderança da tabela.

A faltarem jornadas para o fim, parece que a disputa pelos dois primeiros lugares está cada vez mais acirrada, já que o Sunderland, quarto classificado, continua a distanciar-se.
Os Black Cats provavelmente precisavam vencer a maioria dos jogos restantes e torcer para que dois dos três clubes acima deles caíssem de rendimento - e, embora isso ainda possa acontecer, torna-se menos provável com o passar dos jogos. Tanto o Burnley quanto o Sheffield United parecem estar bem posicionados para continuarem na luta pela subida automática até a última jornada e ainda precisam jogar entre si, num dos jogos mais importantes do calendário.
O Leeds continua a ser o favorito para voltar à Premier League e, depois de um resultado dececionante contra o Portsmouth, uma vitória convincente sobre o Millwall ajuda a estabelecer-se como um sério candidato ao título.
Talvez no passado, os homens de Farke se tenham deixado abater pelo deslizes, mas a mentalidade parece estar melhor desta vez e a equipa está a fazer bem em dissipar quaisquer dúvidas sobre um potencial trambolhão à medida que a campanha se aproxima do fim.
Quem vai aos play-offs?
Os atuais quatro primeiros classificados estão longe demais para serem alcançados (13 pontos separam o quarto e o quinto), o que deixa duas vagas nos play-offs para serem disputadas.
Das duas vagas disponíveis, sete clubes parecem estar na disputa no final da temporada.
O West Brom e o Coventry ocupam atualmente o quinto e o sexto lugares, mas ambos perderam pontos nos últimos jogos, com o Baggies a empatar 1-1 com o Burnley e o Sky Blues a perder 2-0 com o Derby.
Abaixo deles, o Bristol City está a dois pontos de distância, em sétimo, seguido por Middlesbrough, Blackburn, Watford e Sheffield Wednesday.
Apenas cinco pontos separam os sete clubes, e com 27 ainda disponíveis, tudo pode mudar nas próximas semanas.
O West Brom talvez tenha o plantel mais bem equipado para disputar os play-offs, com jogadores como Adam Armstrong, Josh Maja, Tom Fellows e Mikey Johnston, todos sólidos no ataque.
O Coventry de Frank Lampard tem o momento a seu favor, depois de uma série de cinco vitórias consecutivas - embora isso tenha sido prejudicado durante a semana após a surpreendente derrota contra o Derby, que luta contra a despromoção.
Entre os clubes que estão fora da zona de classificação para os play-offs, o Bristol City surge como um candidato surpreendente a seguir em frente, depois de uma sequência promissora desde o novo ano civil. O Bristol City perdeu apenas duas das 13 partidas disputadas no campeonato em 2025 e pode estar prestes a encerrar uma sequência de resultados no meio da tabela nos últimos anos.
O Middlesbrough e o Blackburn talvez tenham mostrado um pouco de inconsistência demais para garantir um lugar entre os seis primeiros colocados, enquanto Watford e Sheffield Wednesday precisariam de um bom momento para ultrapassar os times que estão acima deles.
Sete equipas em risco de despromoção
A atual luta pela despromoção do Championship pode ser uma das mais acirradas dos últimos anos, com nada menos que sete clubes em risco de cair.
O Plymouth é o atual lanterna-vermelha do campeonato e parecia certo da despromoção até a chegada do técnico Miran Muselic, mas o Argyle está a apenas três pontos da zona de segurança após a vitória por 2-1 sobre o Portsmouth na semana passada.
Acima deles está o Luton, que tem sido um dos piores clubes da liga durante toda a temporada, mas agora está mostrando alguma luta após duas vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. O Derby completa a atual lista dos três últimos classificados, mas, mais uma vez, não vai cair sem dar luta, depois de vitórias consecutivas sobre o Blackburn e o Coventry.
Das quatro equipas acima da zona de descida, tanto o Cardiff como o Oxford parecem ser candidatos prováveis a serem arrastados para os lugares de despromoção.
O Oxford teve um excelente arranque sob o comando de Gary Rowett, mas está agora sem vencer há nove jogos e parece estar a perder o ímpeto na pior altura possível. O Cardiff, por sua vez, vem de três derrotas consecutivas e acaba de ser derrotado em casa pelo Luton por 2-1.
Outros dois clubes que merecem atenção são o Stoke e o Hull, com os Potters lutando para recuperar a boa forma sob o comando do novo técnico Mark Robins.
Os Tigers devem ter o suficiente para se afastar da descida e, com uma boa sequência de jogos, perderam apenas uma vez nas últimas cinco partidas, embora ainda estejam apenas cinco pontos acima dos três últimos colocados.
Num Championship cheio de reviravoltas, parece que há muitos outros choques por vir nas últimas nove jornadas da campanha.
Siga o Championship aqui com o Flashscore
