Um bizarro braço de ferro pelo avançado do Ajax, Chuba Akpom, provocou o caos em Amesterdão.
Depois de o diretor técnico Alex Kroes ter afastado o avançado Chuba Akpom das atividades da equipa principal, numa tentativa de forçar a saída do inglês do clube, pouco se concretizou em termos de interesse pelo antigo jogador do Arsenal. Em julho, o Al Ettifaq, da Arábia Saudita, foi apontado como possível destino, mas nunca chegou a ser feita uma proposta pelo avançado.
De acordo com a Voetbal International, o negócio foi iniciado no domingo, 3 de agosto, quando o Ajax e o Birmingham City chegaram a um acordo sobre Akpom, que seria emprestado ao clube da Championship com uma opção de compra obrigatória se o Birmingham fosse promovido à Premier League.
O Birmingham City estava disposto a assumir metade do salário de Akpom, que foi automaticamente aumentado para 5 milhões de euros graças à qualificação do Ajax para a Liga dos Campeões da UEFA deste ano.
Primeira tentativa de desvio
Quando Akpom estava a caminho de Inglaterra, o seu antigo clube, o Middlesbrough, tentou desviar o negócio na segunda-feira. O Boro entrou em contacto com o Ajax, que preferiu a proposta do Birmingham e rejeitou a do Middlesbrough.
No mesmo dia, o Ipswich Town, antigo clube da Premier League, entrou em cena para tentar desviar o negócio de Akpom e levar o avançado para a equipa de Kieran McKenna. A abordagem, semelhante à do Birmingham mas com melhores condições financeiras, foi motivo suficiente para Akpom e o Ajax cancelarem o exame médico já planeado em Birmingham.
Exames médicos concluídos no Ipswich
No entanto, o emblema de Birmingham nunca desistiu de Akpom e avançou com uma oferta para o contratar em definitivo. Nessa altura, Akpom preferiu o acordo com o Ipswich e já tinha feito os exames médicos.
O Birmingham continua a acreditar que pode fazer com que Akpom, a quem ofereceu um contrato a longo prazo, reconsidere a proposta do Ipswich e se junte ao clube, sabendo que o Ajax prefere uma transferência permanente.
O Ajax quer desesperadamente libertar-se de Akpom, cujo salário exerce uma pressão significativa sobre a estrutura financeira do clube. Por isso, uma transferência em definitivo é preferível a um empréstimo como o do Ipswich.
Chuba Akpom chegou ao Ajax em 2023, vindo do Middlesbrough, que recebeu 12 milhões de euros pelo ex-avançado do Arsenal. Em 68 jogos pelos gigantes de Amesterdão, Akpom marcou 23 golos. O inglês foi emprestado ao Lille durante a segunda metade da época de 2024/25.