Mais

Oficial: Southampton luta pela manutenção e despede o treinador Will Still

Southampton despediu o treinador Will Still
Southampton despediu o treinador Will StillČTK / imago sportfotodienst / Graham Hunt / Profimedia

O Southampton dispensou o treinador Will Still ao fim de apenas cinco meses do seu contrato de três anos, com a equipa do Championship a ocupar a 21.ª posição após 13 jornadas.

O técnico de 33 anos tinha como missão levar os Saints de regresso à Premier League depois da descida de divisão na época passada, mas conseguiu apenas duas vitórias durante o seu tempo em St Mary's, tornando insustentável a sua continuidade.

Num comunicado, o diretor técnico Johannes Spors afirmou: "Will é uma excelente pessoa que deu tudo para tentar melhorar o desempenho e os resultados".

"No fim, esse processo demorou mais do que todos desejaríamos. Ao fazer esta mudança agora, acreditamos que temos a melhor oportunidade de inverter a situação esta época e voltar a subir na tabela".

Still, que se tornou o treinador mais jovem da história do Championship no início do seu mandato, teve sucesso em França ao serviço do Reims e do Lens antes de se mudar para o Reino Unido.

A sua equipa técnica também abandonou o clube.

O treinador dos sub-21 dos Saints, Tonda Eckert, vai assumir o comando de forma interina enquanto decorre a procura por um sucessor.

Já começaram os rumores sobre o substituto, com os antigos treinadores Ralph Hassenhutl e Russell Martin a serem apontados ao cargo.

Navio a afundar

Foi um período difícil para Still nos Saints, embora tenha começado de forma positiva, ao virar o resultado para vencer o Wrexham no primeiro dia da temporada.

No entanto, o rendimento abaixo do xG e inúmeros erros defensivos custaram caro à equipa nas 12 jornadas seguintes.

Seguiram-se seis empates e cinco derrotas, incluindo o golpe final no sábado - uma derrota por 2-0 frente ao Preston North End.

Forma do Southampton
Forma do SouthamptonFlashscore

O ambiente em casa tornou-se tóxico nas últimas semanas, com cânticos de "não sabes o que estás a fazer" dirigidos ao banco, enquanto parte da indignação dos adeptos se voltou contra os proprietários do clube, a Sport Republic.

Após a derrota do fim de semana, Still afirmou: "Compreendo a frustração dos adeptos e o quão irritados estão comigo, com os jogadores, com a direção. Sei o quanto o clube de futebol significa para eles. Quando nos apoiam é fantástico, mas temos de fazer por merecer esse apoio".

Still já não terá mais tempo para mudar o rum e o Southampton enfrenta agora uma tarefa árdua se quiser lutar por lugares de promoção esta temporada.