Mais

Resumo do Championship: Burnley no topo após mais uma ronda de reviravoltas

Anthony (à direita) festeja o seu golo
Anthony (à direita) festeja o seu goloJoe Giddens, PA Images / Alamy / Profimedia
O Burnley está no topo do Championship depois de uma vitória apertada por 1-2 sobre o Coventry, com os rivais Sheffield United e Leeds a perderem pontos contra equipas em risco de descida.

No quadro dos play-offs, o Middlesbrough e o Bristol City aproveitaram o facto de os clubes à sua volta não terem vencido, subindo assim para os seis primeiros lugares.

Na parte de baixo da tabela, o Plymouth voltou à luta pela sobrevivência com uma vitória por 2-1 sobre o Norwich, enquanto Hull e Oxford também conquistaram vitórias cruciais.

O Flashscore analisa todos os principais pontos de discussão no nosso último resumo do Championship.

A classificação do Championship
A classificação do ChampionshipFlashscore

Corrida pela promoção está aberta

Pela primeira vez desde dezembro de 2024, o Leeds caiu fora dos lugares de promoção automática após um surpreendente empate 1-1 com o Luton, 23.º.

O resultado segue-se a uma série de dois empates consecutivos e significa que a equipa de Daniel Farke venceu apenas uma vez nos seus últimos seis jogos, atingindo uma fase difícil numa altura terrível da época.

Nem tudo está perdido para o Leeds a seis jogos do fim do campeonato, mas os adeptos estão certamente marcados pelos fracassos do passado no segundo escalão, especialmente por terem desperdiçado uma oportunidade de ouro de promoção automática há apenas um ano.

A forma do Leeds
A forma do LeedsFlashscore

Os pontos perdidos foram agravados pela vitória do Burnley sobre o Coventry por 1-2, resultado que colocou os Clarets acima do Leeds na tabela.

O conjunto de Scott Parker saiu na frente graças a dois golos de Jaidon Anthony, o que o levou à liderança do campeonato, aumentando a invencibilidade para 27 jogos.

Numa corrida para a promoção que já teve várias reviravoltas, o drama não parou por aí, já que o Sheffield United perdeu por 1-0 com o Oxford.

Siriki Dembele marcou o único golo do jogo e condenou os Blades à sua primeira derrota desde fevereiro, com a equipa de Chris Wilder a perder a oportunidade de regressar ao topo da liga.

Há mais 18 pontos em disputa até ao final da temporada e, na verdade, parece provável que ainda haja mais algumas surpresas pela frente.

O top 5
O top 5Flashscore

Burnley e Sheffield United ainda têm de jogar entre si, o que significa que o Leeds ainda tem tecnicamente a promoção automática nas suas próprias mãos - uma das duas equipas acima tem a garantia de perder pontos.

A missão dos atuais três primeiros classificados é simples: vencer seis jogos para garantir um lugar na Premier League na próxima época.

A questão é: quem conseguirá manter a calma no último mês de temporada?

Bristol City quer chegar ao play-off

O Bristol City é há muito tempo um dos clubes do meio da tabela do Championship e, a esta altura da temporada, geralmente tem muito pouco a disputar.

No entanto, as coisas mudaram, e os Robins estão finalmente a preparar-se para disputar os play-offs, depois de entrarem numa boa fase na hora certa.

A última vitória por 2-1 sobre o Watford, que também luta pelo topo da tabela, colocou a equipa na zona de classificação para os play-offs e destaca a mentalidade positiva dos comandados de Liam Manning, que recuperaram de uma derrota dececionante frente ao Burnley na semana anterior. O Bristol City tem agora uma série de apenas uma derrota nos últimos 10 jogos.

A forma do Bristol City
A forma do Bristol CityFlashscore

Numa época em que três ou quatro equipas estão tão claramente à frente das restantes, é fácil esquecer que os perseguidores ainda têm uma hipótese realista de chegar aos play-offs.

Os resultados em outros lugares também ajudaram os Robins, já que Coventry e West Brom perderam, enquanto o Middlesbrough venceu o Blackburn por 0-2 e subiu para o quinto lugar na tabela.

Tanto o Boro quanto o Bristol City aproveitaram o momento ideal para entrar na luta por uma vaga entre os seis primeiros.

Plymouth tenta escapar

O Plymouth Argyle parecia morto e enterrado sob o comando de Wayne Rooney, mas passou por uma grande reviravolta desde a chegada de Miron Muslic.

Desde o início da temporada, o último do campeonato tem sido dado como despromovido certo, mas, a seis rondas do fim, está a apenas quatro pontos da zona de manutenção.

Mesmo o mais otimista dos adeptos admitirá que a tarefa ainda parece impossível, já que o Argyle ainda precisa de enfrentar Sheffield United, Leeds, Middlesbrough e Coventry.

A última vitória do Argyle, por 2-1 contra o Norwich, traz uma esperança renovada de que o Championship não está completamente fora de cogitação para a próxima temporada.

A zona de descida
A zona de descidaFlashscore

O único problema, no entanto, é que os adversários à sua volta também parecem estar a recuperar a forma.

O Luton conseguiu um excelente empate 1-1 com o Leeds e agora está invicto nos últimos quatro jogos, enquanto Cardiff, Derby, Stoke e Hull também estão em boa fase.

A luta pela sobrevivência parece que irá até a última jornada - assim como a luta pela promoção e a corrida por uma vaga no play-off - marcando o que provavelmente será um dos finais de temporada mais emocionantes da história recente da Championship.

Conway marca um golo escandaloso

O avançado do Middlesbrough, Tommy Conway, marcou um golo fantástico na vitória sobre o Blackburn.

O atacante mostrou incrível habilidade e compostura para driblar o adversário antes de girar na direção oposta e correr para a área para disparar um excelente remate ao canto superior, ganhando o nosso Golo da Semana.

Anthony brilha no Burnley

Falámos anteriormente de Jaidon Anthony, o extremo que marcou dois golos na vitória do Burnley sobre o Coventry, obtendo uma classificação de 8,9 no Flashscore.

Foi o valor mais alto de todos os jogadores do fim de semana, o que faz dele o nosso Jogador da Semana!

O onze da jornada
O onze da jornadaFlashscore

Resultados completos:

Blackburn 0-2 Middlesbrough

West Brom 0-1 Sunderland

Luton 1-1 Leeds

Coventry 1-2 Burnley

Swansea 1-0 Derby

QPR 0-0 Cardiff

Sheffield Wednesday 0-1 Hull

Preston 1-1 Stoke

Plymouth 2-1 Norwich

Oxford 1-0 Sheffield United

Millwall 2-1 Portsmouth

Bristol City 2-1 Watford