Mais

Resumo do Championship: Corrida pela subida está renhida depois dos feitos de Trafford

Trafford comemora duas defesas de penálti
Trafford comemora duas defesas de penálti ČTK / imago sportfotodienst / Alfie Cosgrove/News Images
Depois de mais um fim de semana de jogos, o Flashscore traz-lhe o nosso resumo regular do Championship, onde analisamos todos os principais pontos de discussão da última ação da segunda divisão inglesa.

A corrida à subida de divisão está mais feroz do que nunca, com quatro candidatos sérios a emergirem à medida que a época se aproxima do fim, enquanto vários clubes continuam a lutar no fundo da tabela.

No último fim de semana, o Burnley, terceiro classificado, empatou 0-0 com o Sunderland, quarto, e o Cardiff goleou o Swansea por 3-0 no clássico do País de Gales, além do anúncio de que o técnico Tony Mowbray, adorado por todos, estava de volta ao comando do West Brom.

Por outro lado, o líder Leeds venceu o Sheffield Wednesday por 3-0 e o Norwich foi derrotado pelo Sheffield United por 2-0.

A tabela do Championship
A tabela do ChampionshipFlashscore

Trafford salva Burnley na luta pela subida

O Burnley recebeu o Sunderland na sexta-feira à noite num dos confrontos mais importantes na luta pela subida à Premier League.

Os Clarets têm a melhor defesa da divisão, com apenas nove golos sofridos, e a do Sunderland também não é tão má assim, o que significa que a partida provavelmente precisaria de um momento de muita qualidade para ser decidida por qualquer um dos lados.

E o que se pode imaginar é que o momento de qualidade seja um golo incrível, um livre impossível ou um remate de longa distância, mas na verdade manifestou-se na forma de não uma, mas duas defesas de penálti do guarda-redes do Burnley, James Trafford.

O avançado do Sunderland, Wilson Isidor, foi duas vezes para a marca de grande penalidade e Trafford mergulhou duas vezes para defender os remates do francês e garantir o que acabou por ser um ponto valioso para a sua equipa.

Uma defesa pode ser considerada um pouco sortuda, mas duas nos últimos 10 minutos do jogo não é um acaso, com o guarda-redes a admitir que tinha feito o trabalho de casa e estudado os pontapés de Isidor antes do jogo.

A isto juntou-se o bom e velho jogo mental antes de ambos os penáltis (voltar a atar os atacadores e fingir uma lesão para perder tempo) e não é difícil perceber como Trafford deu a si próprio e à sua equipa a vantagem em dois momentos decisivos.

É claro que o Sunderland terá de questionar se foi inteligente deixar o mesmo jogador cobrar o segundo penálti depois de ter falhado minutos antes - e ainda por cima no mesmo lugar -, mas não se pode retirar o mérito de Trafford.

Uma das principais conclusões do jogo em geral, porém, foi que a qualidade da arbitragem no Championship ainda não está à altura.

O primeiro pénalti foi assinalado apesar de a falta ter sido claramente cometida fora da área - o que deveria ter resultado numa falta e num cartão vermelho para CJ Egan-Riley.

O árbitro Anthony Backhouse também não deu um penálti para o Burnley no início da partida, após uma entrada muito arriscada de Luke O'Nien, do Sunderland. Talvez tenha sido um ato de equilíbrio, uma vez que se recusou a interromper o jogo após uma lesão de Isidor, apesar de ter interrompido a partida por um problema semelhante com Conor Roberts - nenhum dos dois foi uma lesão na cabeça.

Este tipo de inconsistência é visto todas as semanas em praticamente todos os jogos do Championship e é algo que muitas vezes prejudica a divisão como um todo.

Dito isto, não se pode tirar nada do principal ponto de discussão do maior jogo do fim de semana, os atos heróicos de Trafford nas grandes penalidades.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Cardiff ganha duelo do País de Gales

Nem o Cardiff nem o Swansea têm tido muitos motivos para comemorar esta temporada, mas os Blue Birds, em especial, têm enfrentado dificuldades na parte de baixo da tabela.

O clube teve um dos piores começos da sua história antes de demitir o técnico Erol Bulut e substituí-lo por Omer Riza.

O Cardiff estava invicto há cinco jogos no confronto com o rival Swansea e conseguiu uma vitória por 3-0.

Dois golos de Callum Robinson e um de Dimitrios Goutas garantiram os três pontos para os Blue Birds numa exibição que será lembrada por muitos anos.

Para o Swansea, no entanto, o resultado coloca um grande abalo nas suas poucas esperanças de chegar ao play-off e traz uma enorme pressão sobre o técnico Luke Williams.

O treinador dos Swans já estava sob os holofotes depois de alguns comentários polémicos na sequência de ligações ao então vago cargo de treinador no West Brom e parece que as coisas só estão a piorar depois da última derrota.

O momento do Swansea
O momento do SwanseaFlashscore

Williams foi o responsável pela maior derrota do Swansea no dérbi em mais de 30 anos e é de perguntar até que ponto isso afeta a confiança da direção e dos adeptos no treinador.

Como em todos os bons dérbis, tivemos direito a um cartão vermelho no final do jogo, quando o treinador do Cardiff, Riza, foi expulso na sequência de uma discussão com os jogadores do Swansea.

Ainda assim, menção especial para Riza, que conduziu a sua equipa a uma vitória importante poucos dias após a morte do seu pai.

Mowbray está de regresso

O West Brom anunciou a contratação do ex-técnico Tony Mowbray na semana passada, o que foi bem recebido pelos adeptos de todo o país.

Mowbray é talvez uma das únicas figuras universalmente apreciadas no futebol inglês e o seu regresso foi recebido em festa.

O treinador de 61 anos dirigiu o Birmingham no ano passado, mas foi obrigado a afastar-se das suas funções devido a um problema de saúde, que mais tarde se confirmou ser um cancro no intestino.

Depois de um longo período afastado do futebol, Mowbray voltou ao West Brom com a notícia de que havia vencido a sua batalha contra a doença e recebido a autorização dos médicos.

Agora, tem a missão de levar os Baggies aos play-offs após o empate 1-1 com o Stoke no fim de semana - que Mowbray assistiu da bancada antes de assumir o comando na segunda-feira.

Ainda não se sabe se o West Brom terá o suficiente para ficar entre os seis primeiros, mas a sua contratação garante um futebol ofensivo, uma mudança em relação ao técnico anterior, Carlos Corberan.

West Brom na luta pelo play-off
West Brom na luta pelo play-offFlashscore

Golo da semana: Cameron Brannagan

O Oxford está invicto no Championship desde a chegada do técnico Gary Rowett e parece estar a afastar-se completamente da luta contra a descida, para a qual muitos o haviam apontado ao longo da temporada.

A última vitória foi contra o Blackburn, com o médio Cameron Brannagan a converter um livre direto para selar o triunfo por 1-0.

O inglês tem vindo a tornar-se gradualmente uma lenda no Estádio Kassam e continuou a provar o seu valor com um golo impressionante, conquistando o nosso Golo da Semana!

Jogador da semana: Alex Robertson

O melhor jogador do Championship no fim de semana foi o médio Alex Robertson, do Cardiff, que obteve 8,7 no Flashscore, o melhor índice de todos os jogadores da última jornada.

O australiano fez uma assistência e três passes importantes numa exibição de destaque para os Blue Birds, o que o tornou o nosso Jogador da Semana.

Veja o nosso Top 11, com base nas classificações de jogadores do Flashscore:

Top 11 da Championship
Top 11 da ChampionshipFlashscore

Resultados da jornada:

Burnley 0-0 Sunderland

Plymouth 0-1 QPR

Millwall 0-1 Hull

Cardiff 3-0 Swansea

West Brom 1-1 Stoke

Sheffield United 2-0 Norwich

Portsmouth 2-1 Middlesbrough

Oxford 1-0 Blackburn

Luton 0-0 Preston

Derby 0-2 Watford

Coventry 1-0 Bristol City

Leeds 3-0 Sheffield Wednesday