Na última ronda de jogos, o Coventry prosseguiu a sua série de vitórias ao vencer o Sheffield Wednesday por 2-1, o Leeds derrotou o Sunderland pelo mesmo resultado, com um golo aos 90+5', e o Swansea despediu o treinador Luke Williams após uma derrota por 3-1 frente ao Stoke.
Houve também relatos de alegado abuso racial no empate 0-0 do Burnley com o Preston, após um incidente entre Hannibal Mejbri e Milutin Osmajic.
Como sempre, o Flashscore analisou todos os principais pontos de discussão da última ação do Championship.

Leeds arrasa o Sunderland
No último jogo do fim de semana, apenas sete pontos separavam o Leeds do Sunderland, em quarto lugar.
Isso preparou um confronto nervoso entre as duas equipas na noite de segunda-feira em Elland Road - num jogo que não era obrigatório para nenhum dos lados, mas que, ao mesmo tempo, uma derrota poderia ser devastadora.
Uma vitória do clube de Yorkshire abriria uma distância real entre eles e os Black Cats, enquanto o triunfo dos visitantes ajudaria a dissipar qualquer ideia de que poderiam cair na tabela nas últimas semanas da temporada.
Apesar da forte pressão dos anfitriões, o Sunderland abriu uma vantagem improvável na partida, com Wilson Isidor a mostrar um instinto ofensivo excecional para driblar Ethan Ampadu e finalizar.
Os Black Cats mantiveram a vantagem durante a maior parte do jogo, mas acabaram por perder o controlo da partida após uma bela jogada de bola parada de Joe Rothwell, que encontrou a cabeça de Pascal Struijk aos 78 minutos.
No final do jogo, Rothwell voltou a fazer um excelente cruzamento para Struijk cabecear de novo à queima-roupa, levando os adeptos da casa ao rubro com um golo que pode ser determinante para a subida de divisão.
Embora a temporada esteja longe de terminar, o Leeds ainda não perdeu na liga em 2025 e sofreu apenas um golo nos últimos sete jogos do Championship (o já mencionado golo de Isidor).
A equipa de Daniel Farke tem qualidade em campo e no banco para continuar a lutar pela subida e tem agora sete pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Burnley, que é o atual favorito a uma das duas vagas de subida automática.
Para o Sunderland, resta reagrupar-se e esperar que as equipas que estão acima continuem a perder pontos.
Regis Le Bris tem feito um trabalho excecional até agora e provavelmente já garantiu uma vaga no play-off, mas - embora agora seja muito mais difícil - a promoção automática não está completamente fora de questão.

Alegado abuso racial no Burnley - Preston
No sábado, o Burnley defrontou o rival Preston num jogo que, do ponto de vista futebolístico, decorreu sem incidentes e terminou com um empate a zero.
Infelizmente, a ocasião foi manchada por um alegado comentário racista do avançado do Preston, Osmajic, ex-jogador do Vizela, dirigido ao médio do Burnley, Hannibal.
O incidente ocorreu durante a segunda parte e as câmaras de televisão registaram a troca de palavras entre os dois jogadores, embora não se saiba ao certo o que foi dito. No entanto, o comentário de Osmajic provocou uma reação óbvia de Hannibal, com o médio a chamar imediatamente o árbitro.
O Burnley confirmou entretanto que foi apresentada uma queixa aos árbitros durante e após o jogo e que está a decorrer uma investigação - embora o avançado do Preston tenha refutado quaisquer alegações de racismo.
Williams demitido pelo Swansea
Luke Williams tornou-se a mais recente baixa no comando técnico do Championship ao ser demitido pelo Swansea após a derrota por 3-1 para o Stoke.
O Swansea vem numa trajetória descendente há já algum tempo, com apenas uma vitória e um empate em 2025 (oito derrotas em todas as competições).
A última derrota aconteceu às mãos do Stoke, que saiu de uma desvantagem de 1-0 para marcar três golos na segunda parte e garantir uma vitória valiosa.
Williams estava sob pressão há algum tempo, em parte provocada por ele próprio, na sequência de ligações a outros cargos mais altos.
O inglês disse que não tinha a certeza de que o seu futuro estava no Swansea, depois de ter sido associado ao cargo de treinador do West Brom, o que deixou um sabor amargo para alguns adeptos.
Após esses comentários, seguiu-se uma série de uma vitória em oito jogos no campeonato e o treinador foi agora demitido das suas funções.
Apesar de não estar sob ameaça imediata de despromoção, a hierarquia do Swansea está sob pressão para escolher o homem certo para o cargo, tendo em vista os restantes 13 jogos da época.
Lampard lidera a campanha do Coventry no play-off
O Coventry tem vindo a registar um ressurgimento total desde a controversa contratação de Frank Lampard, com a lenda da Premier League a substituir o favorito dos adeptos Mark Robins no final de 2024.
Parece ter sido uma escolha inspirada, com os Sky Blues a somarem agora seis vitórias nos últimos sete jogos do campeonato, depois de um início inconsistente sob o comando do inglês.
A última vitória foi contra o Sheffield Wednesday, com Ellis Simms a marcar dois golos no triunfo por 2-1.
Com o resultado, o Coventry subiu ao sétimo lugar da tabela, a apenas um ponto dos seis primeiros - quando Lampard assumiu o comando, o clube estava apenas dois pontos acima da zona de despromoção.

Embora o plantel do Coventry esteja longe de ser de qualidade para a luta pela manutenção e a equipa tenha tido um desempenho inferior no início da campanha, Lampard fez um trabalho incrível ao orquestrar a subida de divisão nos últimos dois meses.
Muitas vezes ridicularizado quando se trata de gestão, o ex-jogador do Chelsea merece todo o crédito pelo trabalho realizado até agora no Coventry.
Golo da semana: Lewis Baker
Falámos há pouco da vitória do Stoke sobre o Swansea, mas o principal destaque da partida foi um dos últimos pontapés do jogo.
Lewis Baker marcou um golaço do seu próprio meio-campo aos 90+3 minutos para selar os três pontos para os anfitriões, ao apontar antes de bater Lawrence Vigouroux.
Apesar de alguns grandes golos ao longo do fim de semana, o de Baker foi o que mais se destacou.
Jogador da semana: Pascal Struijk
Como mencionado anteriormente, Pascal Struijk marcou dois golos na vitória crucial do Leeds por 2-1 sobre o Sunderland.
O defesa entrou em campo no segundo tempo e cabeceou duas vezes à queima-roupa para garantir a reviravolta da sua equipa.
Os dois golos de Struijk renderam-lhe uma avaliação de jogador de 9,2 no Flashscore - a mais alta de todas no fim de semana, o que faz dele o nosso Jogador da Semana!

Resultados completos:
Sheffield Wednesday 1-2 Coventry
