Mais

Resumo do Championship: Luton no fundo do poço e troca chocante no banco do Blackburn

Jacob Brown (dir.), do Luton, aperta a mão de Anthony Patterson, do Sunderland
Jacob Brown (dir.), do Luton, aperta a mão de Anthony Patterson, do SunderlandAe Cosgrove / News Images / Avalon / Profimedia
Mais uma jornada do Championship passou durante a semana, com os clubes a completar os seus 31º ou 32º jogos da temporada, enquanto o final da temporada se aproxima rapidamente.

Como tem vindo a ser habitual nas últimas semanas, os quatro candidatos à subida de divisão conseguiram vitórias importantes para manter a luta pelo primeiro lugar no campeonato muito disputada.

Além disso, a disputa pelas duas últimas posições do play-off está mais acesa do que nunca, com apenas oito pontos a separar o quinto do 15º colocado.

Pode parecer uma diferença considerável, mas as equipas costumam jogar três jogos por semana no Championship, o que deixa muitas oportunidades para a tabela mudar drasticamente.

Não se esqueça também da luta contra a despromoção, com sete clubes a encararem a ameaça de uma possível descida para a League One na próxima época.

O Flashscore analisou os principais pontos de discussão da última ação do Championship:

Tabela do Championship
Tabela do ChampionshipFlashscore

Plymouth ganha impulso

Há apenas um mês, o Plymouth Argyle parecia estar em baixa após a saída de Wayne Rooney, mas as semanas turbulentas fizeram com que a diferença para a manutenção fosse reduzida para apenas um ponto.

O novo técnico Miron Muslic causou impacto desde a sua chegada, com o Argyle invicto nos últimos três jogos do Championship - além de uma histórica passagem na Taça de Inglaterra contra o Liverpool.

Essa série inclui um empate 2-2 com o Sunderland, uma vitória por 2-1 sobre o West Brom e, mais recentemente, uma goleada por 5-1 sobre o Millwall.

Um autogolo cómico de Joe Bryan abriu o marcador antes de Ryan Hardie marcar dois golos, além de Mustapha Bundu e Nikola Katic, para selar a vitória.

O triunfo tirou o Argyle da parte de baixo da tabela pela primeira vez em 2025 e dá aos adeptos algo em que realmente acreditar para o restante da temporada.

O Plymouth parecia morto e enterrado por um bom tempo antes da chegada de Muslic, mas agora tem uma esperança renovada para o último trimestre da temporada - mais uma vitória tiraria o clube dos três últimos classificados, dependendo dos resultados dos que estão acima deles.

Outro ponto positivo para o clube da costa sul é o facto de várias equipas acima não terem conseguido afastar-se da zona de descida.

Portsmouth, Stoke, Cardiff e Derby estão todos seguros por uma margem mínima e, se o Plymouth conseguir ganhar impulso no momento certo, terá a oportunidade de ultrapassar os seus adversários.

Luton no fundo do poço

Enquanto o Plymouth tem motivos para estar otimista, a situação do Luton não é nada boa.

Os Hatters caíram para o último lugar após a derrota por 2-0 para o Sunderland na quarta-feira, numa partida em que a equipa de Matt Bloomfield fez apenas um remate à baliza.

O Luton estava na Premier League há apenas um ano, mas agora parece destinado a uma despromoção consecutiva se as coisas não mudarem em breve.

O seu estilo físico típico parece ter desaparecido completamente e foi substituído, com toda a honestidade, por nada.

Depois de assistirem ao encontro com os Black Cats, os jogadores do Luton pareciam em grande parte desprovidos de ideias e muitas vezes bastante desinteressados em todo o jogo - sinais reveladores de uma equipa que, a menos que algo mude drasticamente, só está a descer.

Últimos resultados do Luton
Últimos resultados do LutonFlashscore

Ironicamente, a última equipa a ser despromovida da Premier League e do Championship foi o Sunderland e as semelhanças entre as duas equipas são notórias.

Uma janela de transferências de verão dececionante deixou os Hatters em dificuldades na primeira parte da temporada e, embora alguns jovens promissores estejam a entrar na equipa principal e algumas adições sólidas tenham sido feitas em janeiro, pode ser demasiado tarde para o Luton.

Bloomfield precisa de injetar algumas ideias novas para que a sua equipa possa lutar de verdade e, embora a situação atual pareça terrível, apenas dois pontos separam o último classificado do Derby na 21ª posição - uma fuga surpreendente ainda pode estar muito próxima se eles quiserem o suficiente.

Eustace faz troca chocante

Nada resume melhor a loucura do Championship do que as últimas mudanças de treinador.

John Eustace, do Blackburn, levou a sua equipa ao quinto lugar na tabela e colocou-a na luta pelo play-off a apenas 14 jornadas do fim do campeonato. Por que razão, perguntar-se-á, quererá ele abandonar o barco para um novo desafio?

Porque é que esse novo desafio seria o Derby County, que está na mesma liga, mas com menos 19 pontos, sem vitórias nos últimos 10 jogos e apenas fora da zona de despromoção pela diferença de golos?

A resposta mais popular na Internet é que Eustace gostaria de ficar perto da família na região central do país, embora haja vários relatos de que há algum tempo Eustace vem enfrentando dificuldades no relacionamento com os proprietários do Blackburn.

Não seria a primeira vez que o técnico do Blackburn Rovers deixaria o clube a meio da época por algo novo, depois de alegadamente se ter desiludido com a situação em Ewood Park. O mesmo aconteceu na temporada passada com Jon Dahl Tomasson, que foi substituído por Eustace.

A situação é inimaginavelmente frustrante para os adeptos do Blackburn, que estão bem posicionados para disputar o play-off, depois de uma campanha que, no geral, foi bem sucedida.

O clube tem agora de recomeçar e tentar tirar o melhor partido do último quarto da época. Embora seja uma reviravolta cruel tão tarde, nem tudo está perdido para os antigos campeões da Premier League, que venceram o West Brom por 2-0 na quarta-feira, apesar da ausência de Eustace.

Últimos resultados do Blackburn
Últimos resultados do BlackburnFlashscore

Le Fee marca o seu primeiro golo pelo Sunderland

Enzo Le Fee, que tem vindo a receber muitos elogios desde que chegou a Inglaterra, marcou o seu primeiro golo pelo Sunderland na vitória por 2-0 sobre o Luton.

O francês recebeu a bola em profundidade, cortou para o interior, avançou e rematou com força para o fundo das redes.

O golo de Le Fee mostrou a qualidade de um jogador que já atuou nas principais ligas da Europa e que terá um papel importante na corrida pela subida automática.

Gueye brilha no Blackburn

Já falamos um pouco sobre a vitória do Blackburn por 2-0 sobre o West Brom, mas a estrela do espetáculo foi o atacante Makhtar Gueye.

O atacante marcou dois golos no Hawthornes, com dois remates certeiros que lhe renderam uma nota de 9,4 no Flashscore - a mais alta de todos os jogadores da última jornada.

Eis o onze da ronda:

Equipa principal
Equipa principalFlashscore

Resultados completos:

Watford 0-4 Leeds

Portsmouth 2-1 Cardiff

Derby 0-0 Oxford

Coventry 1-0 QPR

Norwich 0-1 Preston

Swansea 0-1 Sheffield Wednesday

Sunderland 2-0 Luton

Plymouth 5-1 Millwall

Burnley 2-0 Hull

Bristol City 2-0 Stoke

West Brom 0-2 Blackburn

Sheffield United 3-1 Middlesbrough

Ali Pollock
Ali PollockFlashscore