Sheffield United 1-2 Sunderland

A final do play-off do Championship é o ponto alto de todas as épocas, e o último lugar na Premier League foi disputado entre o Sunderland de Régis Le Bris e o Sheffield United num Wembley lotado.
O jogo começou mal para os Black Cats quando Luke O'Nien saiu lesionado e foi substituído por Chris Mepham (8').
O Sunderland tentou pressionar a baliza adversária a partir de um canto de dois tempos, mas, depois de o Sheffield United se ter libertado, Gustavo Hamer correu excecionalmente bem para recolher a bola antes de alimentar Tyrese Campbell de fora da área, que controlou com a direita antes de rematar de pé esquerdo por cima de Anthony Patterson (25').
Os Black Cats responderam com um cruzamento de Trai Hume, mas Eliezer Mayenda não conseguiu desviar a bola para o fundo das redes (27').
O Sunderland ainda estava grogue quando, na sequência de um canto mal defendido, Harrison Burrow desferiu um remate de meia-volta com o pé esquerdo que atravessou a área antes de fazer a bola balançar as redes. Mas depois de o VAR ter sido chamado a intervir, a posição de Vini Souza foi considerada ilegal por obstruir a visão de Patterson (37').
Com 64% de posse de bola e apenas 2 remates à baliza, o Sunderland tinha claramente falta de presença na área, enquanto os Blades tinham as melhores oportunidades. André Brooks entrou no decorrer do jogo e aproveitou uma hesitação defensiva para ganhar o seu duelo, mas Patterson ganhou o seu frente a frente com a ponta do pé (71').
Foi um lance que viria a revelar-se crucial. Cinco minutos mais tarde, por iniciativa de Enzo Le Fée, Patrick Roberts alimentou Mayenda, que dominou a bola com o pé esquerdo em corrida antes de rematar com o pé direito para empatar a partida (76').
E o Sunderland, que muitas vezes se tem apresentado como o clube da desgraça, nomeadamente através de um documentário na Netflix, deu a si próprio um final feliz. Aos 90+5 minutos, Tom Watson rematou de fora da área para o poste esquerdo dos Blades.
Oito anos depois, os Black Cats estão de volta à Premier League.
