Mais

Liga das Nações da CONCACAF: México avança para a final após vencer o Canadá (0-2)

Jiménez foi o grande destaque da partida
Jiménez foi o grande destaque da partidaFREDERIC J. BROWN / AFP
Com dois golos de Raúl Jiménez, uma polémica de arbitragem e uma resistência feliz, o México derrotou o Canadá por 0-2, esta sexta-feira, na segunda meia-final da Liga das Nações da CONCACAF, e vai defrontar o Panamá na final.

Recorde as incidências do encontro

Jiménez, aos 46 segundos e aos 75 minutos, marcou os golos da vitória mexicana no Estádio SoFi.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Javier Aguirre confiou nos seus dois avançados "europeus" - Santiago Giménez e Raúl Jiménez - e colocou-os juntos desde o início.

Assim que a bola rolou, El Tri mostrou a sua garra e logo, com a sorte do seu lado, encontrou o 0-1 após uma bola recuperada por Johan Vásquez e uma combinação entre Raúl e Roberto Alvarado.

O remate de Alvarado foi bloqueado pela defesa canadiana; a bola passou entre as chuteiras de Alphonso Davies e Moïse Bombito, e sobrou para o ex-Benfica bater calmamente o guarda-redes canadiano.

Depois do golo, o México não conseguiu controlar a partida e o Canadá, com Eustaquio, do FC Porto, a titular, atacou com força e velocidade.

A partida foi marcada por uma polémica aos oito minutos, quando Edson Alvarez chocou com Derek Cornelius na área. Os canadianos exigiram um penálti, mas o árbitro hondurenho Hector Martinez nem sequer verificou a jogada no VAR.

Sem profundidade

Stephen Eustáquio e Ismaël Koné, com o seu dinamismo e ataque do meio-campo para frente, foram um pesadelo para os defesas mexicanos Erik Lira e Carlos Rodríguez.

À passagem da meia hora, Davies cobrou um livre que o guarda-redes Luis Malagón controlou sem complicações.

Durante os últimos 15 minutos, a posse de bola foi alternada. Os norte-americanos dominaram a posse chegaram à área adversária, enquanto o México não conseguia atacar com profundidade.

Aos 38 minutos, La Tri marcou de bola parada, mas a jogada foi anulada por fora de jogo de Alvarez. Alphonso Davies teve a última oportunidade da primeira parte: um livre que causou preocupação entre os adeptos maioritariamente mexicanos.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Os primeiros minutos do segundo tempo foram de muita disputa, mas o Canadá foi mais perigoso. Aos 52 minutos, um remate de Cyle Larin desviado por Vasquez passou muito perto da baliza mexicana.

O alívio do México surgiu de um lance de bola parada. Jiménez, de livre, ditou o triunfo mexicano e o apuramento para a final da Liga das Nações.