Samuel Harvey: Internacional aos 14 anos e com o sonho de jogar pelo Liverpool

Samuel Harvey recebe prémio num torneio juvenil
Samuel Harvey recebe prémio num torneio juvenilTurks and Caicos FA

Num mundo em que os recordes de idade são batidos com cada vez mais frequência, Sammy Harvey impressiona pela precocidade. É o atual titular das Ilhas Turcas e Caicos com apenas 14 anos.

Com 14 anos, a grande parte dos jovens tem como principal preocupação terminar os trabalhos de casa. Samuel Harvey estava a preparar-se para fazer a estreia como internacional pelas Ilhas Turcas e Caicos, um arquipélago situado na América do Norte com pouco mais de 38 mil habitantes.

Lançado no duelo com Anguilla, em setembro, da Liga das Nações da CONCACAF, o guarda-redes não conseguiu impedir a derrota por 2-0. “Depois do jogo eu chorei, a minha primeira internacionalização foi uma derrota. O treinador falou comigo para me ajudar a focar novamente e ficar pronto para o próximo jogo. Tenho de aproveitar, sou internacional com 14 anos”, explicou à BBC, o internacional que teve a desforra neste domingo.

Com ascendência jamaicana, o guarda-redes confessa que idolatra Aaron Lawrence (selecionador das Ilhas Turcas e Caicos e titular da Jamaica no Mundial-1998).

Vi muitos vídeos desse Mundial”, frisou Harvey que inicialmente não era para estar na baliza: “Comecei a lateral, mas quando o mister Aaron chegou colocou-me na baliza e funcionou”.

Não é caso raro

Com um campo de recrutamento reduzido, não é de admirar a aposta das Ilhas Turcas e Caicos em jogadores tão jovens. Harvey é o terceiro atleta com 14 anos a estrear-se como internacional. Christopher Louisy e Watson Jean-Louis fizeram o mesmo há cinco anos.

É uma ilha muito pequena, alguns dos jogadores mais velhos estão na Universidade e não conseguiram vir jogar, outros deixaram de jogar e começaram a trabalhar porque não viram um futuro no futebol. Estamos a crescer e assim ajudamos estes miúdos a evoluir mais rápido. Desta forma esperamos dar-lhes um objetivo para continuarem no futebol”, explicou Aaron Lawrence.

O futuro? Liverpool

E olhando para o futuro de Harvey, a ambição está presente. Adepto confesso do Liverpool, o guarda-redes de 14 anos gostava de um dia vestir a camisola dos reds e ocupar o cargo eu agora pertence a Alisson Becker.

E Aaron Lawrence acredita que uma mudança para o futebol inglês não é de todo impossível. “Tem bons reflexos, qualidade a segurar a bola, é rápido a deixar a linha de baliza. Tem qualidades para se tornar um guarda-redes da Premier League”, concluiu.

Para já, no horizonte de Harvey está um complicado duelo com o Belize, da sexta e última jornada do Grupo B da terceira divisão da Liga das Nações da CONCACAF. As Ilhas Turcas e Caicos precisam de vencer para conseguirem a subida como uma das melhores segundas classificadas, enquanto o adversário já garantiu a promoção.