Mais

Liga dos Campeões da CONCACAF: Vancouver Whitecaps vence Inter Miami (2-0) e está em vantagem na meia-final

Ranko Veselinovic disputa a bola com Lionel Messi
Ranko Veselinovic disputa a bola com Lionel MessiJEFF VINNICK / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O Inter Miami foi derrotado por 2-0 pelo Vancouver Whitecaps na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões da CONCACAF, nesta quinta-feira, deixando a equipa de Lionel Messi com uma grande tarefa no jogo de volta da próxima semana.

Vancouver Whitecaps 2-0 Inter Miami

Os golos dos norte-americanos Brian White e Sebastian Berhalter deram à equipa canadiana uma vitória merecida perante um público de 53 837 espectadores no BC Place, com lotação esgotada.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Ambas as equipas procuram chegar à final continental pela primeira vez, mas a equipa de Miami, recheada de estrelas, teve dificuldades contra a equipa de Jesper Sorensen, que foi mortífera nos contra-ataques.

O Vancouver ameaçou cedo com a sua velocidade pelos flancos, com White a criar uma oportunidade para Daniel Rios, cujo remate foi bloqueado por Marcelo Weigandt.

O golo chegou aos 24 minutos, quando Pedro Vite lançou a bola na área e White fez a jogada perfeita para marcar de cabeça seu 10.º golo em 15 jogos em todas as competições nesta temporada.

O impacto de Messi foi limitado - foi rapidamente bloqueado pelo Vancouver e se limitou a um remate otimista de longa distância aos 29 minutos, que passou por cima do travessão.

Os Whitecaps continuaram a pressionar e Rios viu um cabeceio após um canto ser defendido por Oscar Ustari, enquanto o conjunto da casa vencia por 1-0 no intervalo.

O técnico do Inter Miami, Javier Mascherano, exigiu uma resposta da sua equipa no intervalo e eles entraram com determinação no segundo tempo. Mas o jogo era lento e os ataques previsíveis, com Messi limitado a um livre de fora da área, que sofreu um desvio, mas foi facilmente defendida pelo guarda-redes japonês do Whitecaps, Yohei Takaoka.

Berhalter, filho do ex-treinador dos EUA Gregg, foi incansável nas corridas e inteligente na distribuição, mas desperdiçou uma boa chance de marcar o segundo golo quando, depois de avançar, recebeu um passe de volta em posição promissora, mas chutou por cima do travessão.

A cinco minutos do fim, o Vancouver voltou a atacar e o cruzamento rasteiro do ala Jayden Nelson chegou a Berhalter, que, dessa vez, não cometeu nenhum erro e finalizou com força.

O Inter Miami pressionou nos últimos minutos em busca de um "golo fora de casa", mas o Vancouver manteve-se firme e leva uma vantagem de dois golos para o Sul da Flórida para a segunda mão de quarta-feira.

"É uma sensação boa, mas temos mais um jogo e não nos podemos precipitar... temos de tratar dos negócios", disse Berhalter, que elogiou a abordagem da equipa: "A resiliência, o carácter, a luta para continuar. Falamos sobre isso a semana toda, sabemos que podemos fazer isso e não é uma surpresa para nós."