Mais

Feminino: Incansável Marta convocada para a Copa América 2025

Marta, capitã do Brasil
Marta, capitã do BrasilNELSON ALMEIDA / AFP
Aos 39 anos, a eterna Marta foi convocada pelo técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias, para a Copa América deste ano, no Equador.

Considerada a maior jogadora da história, Marta Vieira da Silva voltou à seleção para dois particulares contra o Japão, em São Paulo, apesar de ter anunciado que a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 havia sido um ponto final para ela.

"Ela está a passar por um grande momento. Não me lembro de nenhum momento em que não o tenha passado. É um fenómeno para o nosso futebol", disse Arthur Elias numa conferência de imprensa após anunciar a lista de 23 jogadores para o torneio continental, que se disputará no Equador de 12 de julho a 2 de agosto.

Campeã com o Orlando Pride na NWSL dos EUA no ano passado, Marta entrou em campo aos 71 minutos do primeiro jogo de preparação do Brasil contra o Japão e começou o segundo, sendo substituída aos 73 minutos.

Naturalmente avançada, Arthur Elias colocou-a no meio-campo.

Os números de Marta
Os números de MartaFlashscore

"Ela tem plenas condições de nos ajudar nessa função", explica o treinador, cuja seleção deve disputar outro particular contra a França, em Grenoble, no dia 27 de junho.

Também fazem parte da equipa a defesa central Tarciane (Lyon), a lateral Antónia (Real Madrid) - que regressou de lesão - e as atacantes Gio e Luany (Atlético de Madrid) e Kerolin (Manchester City).

Marta, que diz viver "um dia de cada vez", disse recentemente que está a considerar jogar no Mundial-2027, que será organizado pelo Brasil. Seria a sua sétima participação.

Lista de convocadas:

Guarda-redes: Lorena (Kansas City Current), Claudia (Fluminense) e Camila (Cruzeiro).

Defesas: Isa Haas (Cruzeiro), Kaká (São Paulo), Tarciane (Lyon), Mariza (Corinthians), Fe Palermo (Palmeiras), Fátima Dutra (Ferroviária), Yasmim e Antonia (Real Madrid).

Médias: Angelina (Orlando Pride), Duda Sampaio (Corinthians), Ary Borges (Racing Louisville) e Ana Vitória (Atlético de Madrid).

Avançadas: Kerolin (Manchester City), Gio e Luany (Atlético de Madrid), Dudinha (São Paulo), Marta (Orlando Pride), Amanda Gutierres (Palmeiras), Gabi Portilho (NJ-NY Gotham) e Jhonson (Corinthians).