Recorde as incidências do encontro
Os portugueses entraram fortes e marcaram cedo, com Jordan Santos a inaugurar o marcador de livre direto. Apesar do empate nipónico pouco depois, Miguel Pintado respondeu de imediato com um golo acrobático, fechando o primeiro período com Portugal em vantagem por 2-1.
No segundo tempo, o Japão voltou a igualar, mas Rúben Brilhante aproveitou um erro do guarda-redes adversário para devolver a liderança à equipa das Quinas antes da entrada no último período. O jogo manteve-se intenso, com golos de parte a parte, incluindo mais dois de Jordan Santos – o último deles a selar o hat trick para o 6-5 que deixou Portugal em vantagem, já perto do apito final.
A dois minutos do final, o Japão ainda fez o 6-6 num livre direto de Ozu, mas Miguel Pintado decidiu os quartos de final com um remate acrobático após defesa do guarda-redes japonês.

Com este triunfo, Portugal avança para as meias-finais, algo que não conseguiu nas últimas duas edições da prova, onde vai defrontar o vencedor do duelo entre Brasil e Espanha. A partida decisiva de acesso à final está marcada para sábado, com a grande final agendada para domingo, às 16:30 (hora portuguesa).