O Ajax identificou o internacional japonês Ko Itakura como o substituto ideal de Jorrel Hato, que está de saída do emblema de Amesterdão, rumo ao Chelsea.
O clube de Amesterdão e o Chelsea chegaram a acordo para a transferência de Jorrel Hato na noite de quarta-feira. O jovem defesa vai custar aos ingleses 43 milhões de euros, verba que o Ajax pretende investir na contratação de um novo pilar defensivo.
De acordo com Tim van Duijn, da Voetbal International, os neerlandeses já iniciaram contactos com vários clubes para avaliar potenciais reforços. No topo da lista está Ko Itakura, jogador de 28 anos do Borussia Mönchengladbach, que pode atuar em ambas as posições no eixo central da defesa.
Entre os nomes discutidos internamente surgiu também o de Jeremiah St. Juste, defesa do Sporting.
Unânime
A referida fonte relata que “toda a gente” na estrutura do Ajax está de acordo com a eventual contratação de Itakura, que deverá custar pouco menos de 10 milhões de euros.
O próprio jogador pretende juntar-se ao Ajax e já manteve conversações com o diretor de futebol Marijn Beuker, que se encontrou com o defesa durante uma visita ao clube parceiro Gamba Osaka, no início deste ano.
O Ajax já iniciou contactos formais com Itakura e com o Borussia Mönchengladbach. O defesa japonês chegou ao clube alemão em 2022, proveniente do Manchester City, após ter impressionado durante dois anos de empréstimo ao FC Groningen, onde despertou o interesse de clubes como o Ajax e o PSV.
Além do Ajax, também o PSV tentou garantir o regresso de Itakura à Eredivisie. O internacional japonês foi um dos alvos dos campeões neerlandeses no verão de 2024, assim como neste ano.
Itakura tem contrato com o Borussia Mönchengladbach por mais uma temporada.