Mais

Ajax pondera o regresso de Marcel Keizer

Marcel Keizer treinou o Sporting
Marcel Keizer treinou o SportingPaul Greenwood / Shutterstock Editorial / Profimedia
De acordo com a imprensa neerlandesa, John Heitinga, adjunto do Liverpool, e Marcel Keizer, antigo treinador, são os novos principais candidatos ao cargo de treinador do Ajax.

O jornal neerlandês De Telegraaf noticiou esta notícia na quarta-feira. O Ajax mantém a mente e os olhos abertos para outros candidatos, mas a direção está "esperançada" na chegada de Heitinga e Keizer.

O plano do Ajax é fazer de Heitinga a "figura de proa" da dupla e de Keizer o fator de apoio. O Ajax quer que a dupla execute uma "visão de Arne Slot ". Heitinga e Keizer trabalharam com Slot durante as suas carreiras - Heitinga no Liverpool e Keizer como chefe de Slot no Cambuur, onde Slot foi adjunto e formou a sua visão.

Atualmente, Heitinga, de 41 anos, é um dos adjuntos de Arne Slot no Liverpool, campeão da Premier League, mas a diretoria do clube já o autorizou a negociar com o seu antigo empregador.

Nos dois períodos em que esteve no clube, Heitinga disputou 218 jogos pelo Ajax antes de começar a trabalhar como treinador nas categorias de base do clube. Após a demissão de Alfred Schreuder, em janeiro de 2023, Heitinga assumiu o cargo de treinador interino e, depois de vencer os seus primeiros sete jogos no campeonato, o antigo defesa levou o clube ao terceiro lugar, 13 pontos atrás do campeão Feyenoord. Após a chegada de Sven Mislintat ao cargo de diretor técnico, o malogrado dirigente alemão não tardou a mandar embora Heitinga.

Tal como Heitinga, Marcel Keizer é um nome conhecido no Ajax. O treinador de 56 anos dirigiu o Jong Ajax durante a bem-sucedida temporada 2016/17, na qual os jovens reservas terminaram em segundo lugar na Keuken Kampioen Divisie, o segundo escalão do futebol neerlandês. Após a saída de Peter Bosz, Keizer tornou-se o sucessor do atual treinador do PSV, que chegou à final da Liga Europa com o Ajax em 2017.

Keizer durou meia época na equipa de Amesterdão, mas não teve a vida facilitada durante esses seis meses. O clube ficou chocado com o colapso de Abdelhak Nouri durante um jogo de pré-época na Áustria, e o Ajax não conseguiu qualificar-se para uma competição europeia depois de ter sido eliminado pelo O+Nice e pelo Rosenborg na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Depois de ter sido eliminado na Taça dos Países Baixos nos penáltis pelo FC Twente, Keizer foi despedido e substituído por Erik ten Hag em dezembro de 2018.

Keizer dirigiu duas vezes o Al-Jazira, do Abu Dhabi, e o campeão português Sporting durante a época de 2018/19. Depois de ter sido despedido pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, em setembro de 2023, Keizer ficou sem emprego.