Mais

Ajax suspende Alex Kroes por abuso de informação privilegiada

Alex Kroes esteve pouco tempo ao serviço do Ajax
Alex Kroes esteve pouco tempo ao serviço do AjaxProfimedia
O Ajax suspendeu Alex Kroes com efeitos imediatos e indicou que o seu despedimento será muito provável. De acordo com o clube de Amesterdão, o novo diretor-geral foi culpado de "abuso de informação privilegiada", o que é ilegal, anunciou o clube através de um comunicado.

Kroes estava no Ajax apenas desde 15 de março. O anúncio da sua nomeação foi feito a 2 de agosto de 2023. Uma semana antes, o então diretor do AZ teria comprado 17.000 acções do Ajax, lê-se no comunicado.

A reação de Michael van Praag, presidente do Conselho de Supervisão, também pode ser lida no comunicado: "Estamos profundamente chocados com o facto de isto ter acontecido no Ajax, pois é muito prejudicial para o clube e para todos os que se preocupam com o clube. As ações de Alex Kroes não estão de acordo com o que o Ajax representa. O momento da compra das suas ações indica a existência de abuso de informação privilegiada. Uma tal violação da lei não pode ser tolerada por uma empresa cotada em bolsa, especialmente quando envolve o diretor executivo".

"Após uma análise cuidadosa, o Conselho de Supervisão concluiu, portanto, que a posição de Alex como diretor do Ajax é insustentável. Quero sublinhar que a política técnica continuará com as pessoas atuais e no caminho que o Ajax já tinha iniciado com Alex", acrescentou.

Os seus colegas do Conselho de Administração assumirão as funções de Kroes por enquanto e será realizada em breve uma Assembleia Geral Extraordinária de Accionistas para discutir com os acionistas os próximos passos relativamente a Alex Kroes.