Fabrizio Romano e Tim van Duijn, da Voetbal International, noticiaram o rumor horas depois de o Ajax ter vencido o clássico da Klassieker contra o Feyenoord (2-1).
O Ajax estava à procura de um novo lateral-direito, depois de Devyne Rensch ter trocado o clube pela AS Roma, numa transação que terá sido no valor de 5 milhões de euros.
De acordo com Van Duijn, o Ajax chegou a um acordo sobre o valor de 2 milhões de euros para a transferência do defesa brasileiro, que pode jogar tanto no lado esquerdo quanto no direito da defesa.
Lucas Rosa participou em 21 jogos do Real Valladolid esta temporada e fez uma assistência. Rosa, de 24 anos, ingressou na academia juvenil da Juventus em 2018, após deixar o Palmeiras, do Brasil, e transferiu-se para o Real Valladolid em 2021, a custo zero.

O Ajax tinha como alvo o companheiro de equipa de Lucas Rosa, Raul Moro, no início desta janela de transferências, mas viu um acordo para o extremo de 22 anos fracassar, depois de o espanhol ter sofrido uma longa lesão no ombro.