Mais

Confirmado: Robin van Persie vai ser o novo treinador do Feyenoord

Robin van Persie está pronto para assumir o cargo no Feyenoord
Robin van Persie está pronto para assumir o cargo no FeyenoordMarcel van Dorst / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Robin van Persie (41 anos) está prestes a assumir o cargo de treinador do Feyenoord, depois de a equipa de Roterdão ter contactado o Heerenveen, segundo a imprensa neerlandesa.

Vários meios de comunicação social neerlandeses, incluindo o habitualmente fiável Voetbal International e o Leeuwarder Courant, noticiaram esta quarta-feira que o Feyenoord está pronto para contratar Van Persie, com efeitos imediatos.

O Feyenoord está sem treinador desde que o dinamarquês Brian Priske foi despedido, a 10 de fevereiro, e qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de ter eliminado o AC Milan.

Van Persie iniciou a sua carreira profissional no clube 16 vezes campeão neerlandês em 2001, antes de se transferir para o Arsenal no verão de 2004. Depois de jogar nos Gunners, no Manchester United e no gigante turco Fenerbahçe, Van Persie regressou ao Feyenoord em 2018. Durante a sua época e meia em Roterdão, o neerlandês voador marcou 25 golos e venceu a Taça dos Países Baixos.

Depois de o melhor marcador neerlandês de todos os tempos se ter retirado, Van Persie começou a treinar, começando como treinador de avançados na equipa principal. Depois de começar como adjunto na equipa de sub-16 do clube - a equipa em que o seu filho Shaqueel jogou - Van Persie passou para os sub-18, juntamente com o treinador principal, Brian Priske, no verão de 2023.

Robin van Persie regressou ao Feyenoord, transferindo-se do Fenerbahçe para Roterdão em 2018
Robin van Persie regressou ao Feyenoord, transferindo-se do Fenerbahçe para Roterdão em 2018Pro Shots Photo Agency / ddp USA / Profimedia

O Heerenveen, da Eredivisie, contratou Van Persie um ano mais tarde, depois de o antigo avançado ter impressionado com os sub-18 do Feyenoord na UEFA Youth League. No Heerenveen, Van Persie está a lutar por um lugar no play-off de acesso ao futebol europeu e ocupa atualmente o nono lugar da Eredivisie, com 27 pontos após 23 jogos.

Se Van Persie conseguir o lugar, o ícone da Premier League poderá enfrentar o Arsenal, o seu antigo clube, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.