Mais

Eredivisie: Adeptos do Groningen com faixa gigante de homenagem a lenda do Feyenoord

Os adeptos do Groningen colocaram uma faixa em homenagem a Peter Houtman
Os adeptos do Groningen colocaram uma faixa em homenagem a Peter HoutmanČTK / imago sportfotodienst / Box to Box Pictures/Yannick Verhoeven
Os adeptos do Groningen aqueceram muitos corações, ao descerrarem uma faixa gigante para a lenda do clube e orador do estádio do Feyenoord, Peter Houtman.

Recorde as incidências da partida

Houtman, de 67 anos, disputou um total de 200 jogos pelo FC Groningen em três épocas diferentes e retirou-se em 1993 como o melhor marcador de sempre do clube, com 128 golos.

Em 1998, Houtman tornou-se o speaker do estádio De Kuip, casa da sua antiga equipa, o Feyenoord. Houtman é uma figura muito querida em Roterdão, mas recentemente teve de anunciar a sua próxima reforma, depois de lhe ter sido diagnosticada a doença de Alzheimer.

Durante o jogo desta quarta-feira da Eredivisie entre o Feyenoord e o Groningen, no De Kuip, os adeptos visitantes inauguraram uma faixa gigante em homenagem ao melhor marcador de sempre da sua equipa.

A faixa, que cobria toda a bancada, mostrava Houtman com um equipamento clássico do Groningen e dizia "Topschutter aan de Zaagmuldersweg", que significa "Melhor marcador na Zaagmuldersweg", a rua onde se situava o antigo estádio Oosterpark do FC Groningen.

A faixa deixou Houtman visivelmente emocionado e aqueceu os corações de todos os presentes.

Sinto-me muito bem

Antes do jogo, Houtman deu à ESPN uma atualização sobre a sua saúde.

"Na verdade, ainda me sinto muito bem", disse Houtman.

"A vantagem é que quando descobriram, por acaso, eu nunca fumei nem bebi álcool. Tudo isso parece ajudar. Para o adiar - deixem-me pôr as coisas desta forma", explicou.

Para além dos 200 jogos pelo Groningen, Houtman também disputou 150 jogos pelo Feyenoord - o clube que serve há 27 anos como porta-voz do estádio.

"O futebol está incrivelmente vivo em Groningen, e o Feyenoord e o Groningen têm uma enorme base de adeptos. Sempre gostei disso, de o fazer para essas pessoas", assumiu.

Houtman deixará oficialmente o microfone em maio deste ano, logo após o final da época futebolística. O antigo avançado está em paz com isso.

"O Feyenoord tem um lugar no meu coração e o clube e os adeptos merecem o melhor. Por isso, considero apropriado afastar-me", disse.