Mais

Eredivisie: Ajax abre 2025 com vitória apertada sobre o RKC Waalwijk (2-1)

Kenneth Taylor comemora o golo com os companheiros Jordan Henderson e Jorrel Hato
Kenneth Taylor comemora o golo com os companheiros Jordan Henderson e Jorrel HatoANP / ddp USA / Profimedia
O Ajax abriu o ano de 2025 com uma vitória apertada por 2-1 sobre o RKC Waalwijk, graças a uma grande penalidade que deixou a equipa em vantagem logo nos primeiros instantes.

Recorde aqui as incidências do encontro

A equipa da casa, favorita, começou bem a partida, com o avançado Brian Brobbey a ganhar um penálti, aos doisminutos. Steven Berghuis colocou a bola calmamente no canto esquerdo para lá do alcance do guarda-redes do RKC, Joey Kesting, estreando-se a marcar no campeonato esta temporada.

Avaliações dos jogadores
Avaliações dos jogadoresFlashscore

O favorito dos adeptos, Davy Klaassen, esteve perto de duplicar a vantagem da equipa da casa aos 17 minutos, mas viu Kesting defender um remate à entrada da área. O RKC só conseguiu ameaçar o Ajax uma vez na primeira parte, por intermédio de Sylvester van der Water, mas o extremo disparou de forma imprudente.

O médio Kenneth Taylor, que soma dois golos e três assistências nos últimos cinco jogos no campeonato, dobrou a vantagem do Ajax poucos minutos antes do intervalo, finalizando um ataque de grande velocidade criado pelo avançado Brian Brobbey e pelo capitão Jordan Henderson, que fez a assistência.

Onze minutos após o intervalo, o jovem belga Mika Godts esteve a centímetros do 3-0, mas o VAR negou-lhe o seu quarto golo da época no campeonato por fora de jogo. Com semanas atarefadas pela frente, o treinador do Ajax, Francesco Farioli, utilizou a maioria das substituições no início da segunda parte. Aos 75 minutos, o Ajax viu ser-lhe negado mais um golo através de uma intervenção do VAR, quando um cabeceamento de Wout Weghorst foi anulado por fora de jogo.

Os visitantes ainda não estavam dispostos a desistir e ripostaram com um golo de Mohammed Ihattaren, antigo jogador do Ajax, cujo remate passou lentamente pelo guarda-redes Remko Pasveer, de 41 anos. O RKC não conseguiu chegar ao empate e o Ajax somou os três pontos no primeiro jogo após a pausa de inverno. A turma de Amesterdão reduziu a diferença para o líder PSV para três pontos.