Heerenveen 0-2 Ajax
O treinador Francesco Farioli fez duas alterações notáveis na equipa do Ajax: O defesa croata Josip Sutalo regressou de uma longa doença e substituiu Daniele Rugani no centro da defesa, onde se juntou a Anton Gaaei como lateral-direito, em vez de Devyne Rensch, que foi mantido fora da equipa como medida de "proteção" por Farioli.
Com as duas equipas a perderem os seus jogos da Taça no início da semana, tanto o Heerenveen como o Ajax procuravam ganhar força na Eredivisie, com o último a ter a oportunidade de ficar a um ponto do líder PSV, depois da derrota com o PEC Zwolle (3-1).

Foi a equipa de Amesterdão que começou melhor o jogo, com uma pressão constante no meio-campo do Heerenveen, mas a equipa da casa fez os adeptos visitantes susterem a respiração quando Espen van Ee falhou por pouco o golo de Remko Pasveer de longe.
Mika Godts pensou que ia ser penalizado quando Mickey van der Hart, antigo guarda-redes do Ajax, o derrubou, mas o extremo belga estava em fora de jogo antes de ser assinalado o penálti.
O regressado Sutalo fez-se notar aos 20 minutos de jogo, cabeceando um canto de Anton Gaaei e colocando o Ajax na frente e praticamente a um ponto do PSV.
Mika Godts entrou na área do Heerenveen, mas não conseguiu bater o guarda-redes Mickey van der Hart, que foi polémicamente substituído pelo treinador Robin van Persie durante a derrota na Taça contra a equipa amadora Quick Boys.
O Ajax, que já havia sido campeão neerlandês por 36 vezes, criou várias oportunidades para jogadores como Bertrand Traore, ex-Chelsea, e Brian Brobbey, mas nenhum deles conseguiu aumentar a vantagem do Ajax. O final equilibrado da primeira parte foi seguido de mais do mesmo após o intervalo, com nenhuma das equipas a encontrar espaço suficiente para quebrar o impasse temporário.
Bertrand Traore forçou uma defesa inteligente de Mickey van der Hart, que depois foi batido por Kenneth Taylor após um cruzamento rápido de Anton Gaaei, mas o dinamarquês foi considerado fora de jogo após uma revisão do VAR e o 2-0 do Ajax foi anulado.
O Heerenveen encontrou lentamente o seu ritmo ao longo da segunda parte e ameaçou o Ajax com dois remates do extremo dinamarquês Jakob Trenskow, mas Pasveer impediu o golo do dinamarquês.
Para alívio dos adeptos, Chuba Akpom cabeceou bem um canto e colocou o Ajax a vencer por dois golos a zero a menos de dez minutos do fim.
Na etapa final, Kenneth Taylor quase venceu Van der Hart em um chute de primeira, mas o goleiro mandou a bola para fora.
Num fim de semana em que cinco das seis primeiras equipas da Eredivisie perderam pontos, o Ajax saiu vencedor do fim de semana, com a vitória a significar que o líder PSV está agora apenas um ponto à frente do campeão em título.
O emblema de Amesterdão vai continuar a sua campanha no campeonato dentro de duas semanas, quando o Klassieker contra o Feyenoord for disputado a 2 de fevereiro, depois dos dois jogos da Liga Europa contra o RFS da Letónia e o Galatasaray da Turquia. O Heerenveen não esteve à altura da ocasião e perdeu a oportunidade de passar o Fortuna Sittard para o oitavo lugar.
