Groningen 2-2 Ajax

O Ajax tinha uma vantagem de 9 pontos no início de abril, mas essa vantagem diminuiu para um ponto depois de perder 4-0 com o FC Utrecht, empatar 1-1 com o Sparta de Roterdão e sofrer uma derrota por 3-0 em casa do NEC Nijmegen.
O treinador Francesco Farioli mudou a sua abordagem para o jogo contra o Groningen, alterando a sua equipa em quatro setores. Brian Brobbey, Mika Godts, Kian Fitz-Jim e Jorthy Mokio entraram no lugar de Wout Weghorst, Steven Berghuis, Davy Klaassen, candidato a Jogador do Ano, e Daniele Rugani.
A equipa de Amesterdão mostrou a sua habitual rigidez defensiva e permitiu que o Groningen criasse muito poucas oportunidades, limitando o Orgulho do Norte a tentar a sua sorte de longe.
A primeira grande oportunidade do jogo foi para o antigo jogador do Chelsea e do Aston Villa, Bertrand Traore, que recebeu uma bola em profundidade de Jordan Henderson, mas não conseguiu bater Etienne Vaessen com um remate rasteiro.
O regresso de Brian Brobbey revelou-se crucial pouco antes dos 30 minutos, quando a sua jogada de suspensão permitiu que o lateral-direito dinamarquês Anton Gaaei subisse no terreno e disparasse um tiro certeiro para o poste próximo de Vaessen, marcando o golo inaugural.
À beira do intervalo, o Ajax parecia estar prestes a marcar mais um golo, mas Mika Godts não conseguiu controlar a bola e cabecear para um colega de azul. Depois de Stije Resink, do Groningen, ter rematado por cima da baliza de Remko Pasveer mais uma vez antes do intervalo, o árbitro Jeroen Manschot pôs fim a uma primeira parte repleta de faltas.
O FC Groningen recuperou o jogo depois do intervalo, quando Thom van Bergen, internacional jovem, aproveitou o facto de Jorrel Hato o ter mantido em posição de fora de jogo e rematou habilmente para o golo do empate.
O Ajax teve dificuldades em sair do intervalo, o que levou Farioli a mudar a sua equipa nos primeiros vinte minutos.
Duas dessas alterações revelaram-se cruciais: Steven Berghuis, que substituiu Bertrand Traore apenas quatro minutos antes, chegou a Wout Weghorst, o substituto de Brian Brobbey, com um cruzamento ponderado para a área do Groningen, e o avançado apenas o desviou para o 2-1 crucial.
O médio Luciano Valente, em grande forma, deu trabalho à defesa do Ajax em várias ocasiões e voltou a ameaçar a equipa de Amesterdão com um remate estrondoso que acertou no poste de Pasveer.
Drama tardio
Steven Berghuis pensou que tinha dado ao Ajax a vantagem de 3-1, mas foi assinalado fora de jogo.
Após os seis minutos de decontos, as tensões aumentaram quando Luciano Valente fez uma jogada imprudente com Jordan Henderson e foi expulso, com cartão vermelho direto.
Com o jogo decisivo da Eredivisie a aproximar-se do fim, o FC Groningen conseguiu um último pontapé livre aos 90+8 minutos. O pontapé livre de Mats Seuntjens foi desviado por Thijmen Blokzijl, que empatou para a equipa da casa aos 90+9'.
O substituto Owen Wijndal esteve perto de marcar pela última vez na sequência de um canto, mas falhou por pouco o golo de Vaessen. O Ajax perdeu oficialmente a vantagem de 9 pontos e vai para o último fim de semana como segundo classificado. Apenas um deslize do PSV fora de casa, no Sparta Roterdão, dará ao Ajax uma salvação no domingo.
