Mais

Eredivisie: Ajax desperdiça vantagem aos 90+9' (2-2) e perde liderança antes da última jornada

Anton Gaaei era o rosto da desilusão do Ajax
Anton Gaaei era o rosto da desilusão do AjaxČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

O Ajax aumentou a sua série sem vitórias para quatro jogos, nos últimos segundos, com o Groningen a empatar no final (2-2) e a dar ao PSV o primeiro lugar na Eredivisie.

Groningen 2-2 Ajax

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Ajax tinha uma vantagem de 9 pontos no início de abril, mas essa vantagem diminuiu para um ponto depois de perder 4-0 com o FC Utrecht, empatar 1-1 com o Sparta de Roterdão e sofrer uma derrota por 3-0 em casa do NEC Nijmegen.

O treinador Francesco Farioli mudou a sua abordagem para o jogo contra o Groningen, alterando a sua equipa em quatro setores. Brian Brobbey, Mika Godts, Kian Fitz-Jim e Jorthy Mokio entraram no lugar de Wout Weghorst, Steven Berghuis, Davy Klaassen, candidato a Jogador do Ano, e Daniele Rugani.

A equipa de Amesterdão mostrou a sua habitual rigidez defensiva e permitiu que o Groningen criasse muito poucas oportunidades, limitando o Orgulho do Norte a tentar a sua sorte de longe.

A primeira grande oportunidade do jogo foi para o antigo jogador do Chelsea e do Aston Villa, Bertrand Traore, que recebeu uma bola em profundidade de Jordan Henderson, mas não conseguiu bater Etienne Vaessen com um remate rasteiro.

O regresso de Brian Brobbey revelou-se crucial pouco antes dos 30 minutos, quando a sua jogada de suspensão permitiu que o lateral-direito dinamarquês Anton Gaaei subisse no terreno e disparasse um tiro certeiro para o poste próximo de Vaessen, marcando o golo inaugural.

À beira do intervalo, o Ajax parecia estar prestes a marcar mais um golo, mas Mika Godts não conseguiu controlar a bola e cabecear para um colega de azul. Depois de Stije Resink, do Groningen, ter rematado por cima da baliza de Remko Pasveer mais uma vez antes do intervalo, o árbitro Jeroen Manschot pôs fim a uma primeira parte repleta de faltas.

O FC Groningen recuperou o jogo depois do intervalo, quando Thom van Bergen, internacional jovem, aproveitou o facto de Jorrel Hato o ter mantido em posição de fora de jogo e rematou habilmente para o golo do empate.

O Ajax teve dificuldades em sair do intervalo, o que levou Farioli a mudar a sua equipa nos primeiros vinte minutos.

Duas dessas alterações revelaram-se cruciais: Steven Berghuis, que substituiu Bertrand Traore apenas quatro minutos antes, chegou a Wout Weghorst, o substituto de Brian Brobbey, com um cruzamento ponderado para a área do Groningen, e o avançado apenas o desviou para o 2-1 crucial.

O médio Luciano Valente, em grande forma, deu trabalho à defesa do Ajax em várias ocasiões e voltou a ameaçar a equipa de Amesterdão com um remate estrondoso que acertou no poste de Pasveer.

Drama tardio

Steven Berghuis pensou que tinha dado ao Ajax a vantagem de 3-1, mas foi assinalado fora de jogo.

Após os seis minutos de decontos, as tensões aumentaram quando Luciano Valente fez uma jogada imprudente com Jordan Henderson e foi expulso, com cartão vermelho direto.

Com o jogo decisivo da Eredivisie a aproximar-se do fim, o FC Groningen conseguiu um último pontapé livre aos 90+8 minutos. O pontapé livre de Mats Seuntjens foi desviado por Thijmen Blokzijl, que empatou para a equipa da casa aos 90+9'.

O substituto Owen Wijndal esteve perto de marcar pela última vez na sequência de um canto, mas falhou por pouco o golo de Vaessen. O Ajax perdeu oficialmente a vantagem de 9 pontos e vai para o último fim de semana como segundo classificado. Apenas um deslize do PSV fora de casa, no Sparta Roterdão, dará ao Ajax uma salvação no domingo.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore