Mais

Eredivisie: Ajax perde os primeiros pontos da época com o Go Ahead Eagles (2-2)

Oscar Gloukh, do Ajax, disputa a bola com Richonell Margaret, do Eagles
Oscar Gloukh, do Ajax, disputa a bola com Richonell Margaret, do EaglesANP / ddp USA / Profimedia
O Ajax perdeu os primeiros pontos da temporada, ao empatar em 2-2 com o Go Ahead Eagles, atual campeão do KNVB Beker, em Deventer.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Pela segunda semana consecutiva, o técnico do Ajax, John Heitinga, optou por manter Oscar Gloukh no banco de suplentes, em favor de um meio-campo formado por Kenneth Taylor e Davy Klaassen.

Jorthy Mokio, de 17 anos, foi titular pela primeira vez na época, com Bertrand Traore lesionado e Steven Berghuis a começar na ala direita. Ko Itakura, que pôde jogar pela primeira vez desde que chegou do Borussia Monchengladbach, foi titular no lugar de Aaron Bouwman, que não estava em condições de viajar para Deventer. Anton Gaaei foi escolhido em vez de Youri Regeer na lateral direita.

O Go Ahead Eagles foi obrigado a fazer pelo menos uma alteração, uma vez que Calvin Twigt recebeu um cartão vermelho na estreia contra o Fortuna Sittard - Melle Meulensteen foi escolhido para o substituir. Jakob Breum regressou de uma lesão e substituiu Milan Smit.

Um erro de Gerrit Nauber, que não conseguiu afastar a bola corretamente, deu ao capitão do Ajax, Davy Klaassen, uma oportunidade fácil de colocar o Ajax em vantagem aos três minutos, que o médio aproveitou da melhor forma.

Anton Gaaei e Raul Moro testaram Jari De Busser três minutos depois, bem como Steven Berghuis no final da primeira parte, mas foi Kenneth Taylor quem teve a maior oportunidade de colocar o Ajax a vencer por dois golos, quando o médio ficou livre para rematar à baliza de De Busser após uma boa jogada de Owen Wijndal. No entanto, o médio não conseguiu converter o seu remate, que passou ao lado da baliza de De Busser.

Taylor queria ter aproveitado a sua oportunidade, pois o Go Ahead Eagles empatou menos de um minuto depois. Melle Meulensteen ficou sem marcação na área do Ajax e cabeceou com calma um cruzamento de Victor Edvardsen aos 20 minutos.

Com o intervalo a aproximar-se, o Go Ahead Eagles encontrou espaço no meio-campo do Ajax, quando a equipa de Amesterdão deixava espaços e estava por todo o lado. Edvardsen colocou uma bola perfeita na área do Ajax, que Evert Linthorst colocou no ângulo superior para a primeira vantagem da tarde da equipa da casa.

Os últimos cinco minutos foram dramáticos, com o Ajax a empatar nos segundos finais, quando Youri Baas cabeceou na segunda tentativa após um canto e colocou a bola fora do alcance de De Busser e do defesa do Eagles Joris Kramer.

O Go Ahead Eagles deu o primeiro sinal de perigo na segunda parte, quando Suray rematou de cabeça à trave, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Heitinga, que colocou Gloukh e a antiga estrela do Eagles Oliver Edvardsen nos lugares de Moro e Mokio, viu o Ajax criar o seu primeiro lance de perigo nos primeiros 15 minutos. Depois de Youri Baas ter afastado a bola na sequência de um canto, Edvardsen escapou e encontrou Steven Berghuis, que passou a bola a Gloukh, mas De Busser defendeu confortavelmente o seu remate. Mats Deijl recebeu espaço na defesa do Ajax e rematou à baliza de Viteszlav Jaros, mas o remate do capitão saiu por cima da barra.

Steven Berghuis pensou ter colocado o Ajax a vencer por 3-2 aos 71 minutos, depois de ter convertido um cruzamento de Owen Wijndal, mas o internacional neerlandês, com 46 internacionalizações, ficou com a bola no braço ao tentar controlá-la, o que levou o árbitro Danny Makkelie a anular o golo.

O Ajax foi obrigado a fazer a sua última substituição a 13 minutos do fim, com Ko Itakura a ter de sair devido a uma lesão.

Victor Edvardsen testou Jaros nos últimos minutos do jogo, mas o guarda-redes checo defendeu o seu potente pontapé livre. Foi o último lance de perigo para as duas equipas e o jogo terminou empatado em 2-2.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore