Ajax 4-1 Fortuna Sittard

O Ajax recebeu um impulso com a estreia a titular de Oleksandr Zinchenko, que chegou do Arsenal na última semana de janeiro. O ucraniano foi escolhido em detrimento de Owen Wijndal, enquanto Rayane Bounida voltou a deixar Oscar Gloukh fora do onze inicial.
A estreia de Zinchenko na Johan Cruyff ArenA foi talvez das mais curtas de sempre, depois de uma falta aparentemente ligeira de Dimitris Limnios, do Fortuna, ter feito ceder a perna do lateral-esquerdo logo nos primeiros dois minutos, obrigando o treinador interino Fred Grim a substituí-lo antes de decorridos seis minutos.
Zinchenko acabou por ser justificado menos de um minuto após sair, quando Jorthy Mokio, que entrou para o lugar do doente Youri Regeer, colocou o Ajax em vantagem à boca da baliza, após Kasper Dolberg ter cobrado rapidamente um livre para o jovem médio.
Bounida aumentou a vantagem do Ajax aos 14 minutos, colocando a bola de forma perfeita no canto esquerdo de Luuk Koopmans, assinando o seu primeiro golo na Eredivisie.
O Ajax deu uma lição ao Fortuna Sittard, que concedeu o 3-0 aos 24 minutos graças ao melhor marcador do Ajax, Mika Godts. O extremo belga, que já tinha assistido Bounida no 2-0, rematou em arco para o canto direito e assim somou uma assistência à noite de sucesso de Jorthy Mokio.
Os golos de Mokio, Bounida e Godts fizeram deles o primeiro trio belga desde 2006/07 a marcar todos no mesmo jogo.
No entanto, o Fortuna não baixou os braços: Limnios encontrou espaço nas costas de Owen Wijndal e cruzou para a área, onde o central do Ajax Josip Sutalo acabou por introduzir a bola na baliza de Vitezslav Jaros.
Dolberg esteve perto de marcar o seu primeiro golo na Liga em quase um mês, mas o avançado dinamarquês acertou no poste de cabeça após cruzamento de Mika Godts. O dinamarquês viu-lhe ser negado o golo à hora de jogo, quando o árbitro Rob Dieperink assinalou uma falta de Dolberg antes deste cabecear para o fundo da baliza após cruzamento de Bounida.
Foi uma segunda parte tipicamente tranquila para o Ajax, que esteve perto de chegar ao quarto golo a 15 minutos do fim, quando Oscar Gloukh, que substituiu Davy Klaassen à hora de jogo, recebeu a bola em frente à baliza do Fortuna, mas nenhum colega apareceu para finalizar para a baliza deserta.
O jogo quase ganhou emoção na Johan Cruyff ArenA quando o antigo avançado do Ajax, Kaj Sierhuis, teve a oportunidade de marcar para uma baliza deserta, mas o avançado do Fortuna atirou por cima, quando faltavam apenas 10 minutos para o fim em Amesterdão.
Godts sentenciou a partida dois minutos depois da ocasião desperdiçada por Sierhuis, rematando junto ao poste mais próximo de Koopmans após assistência de Wout Weghorst.
Weghorst quase deu ao Ajax uma vantagem de quatro golos pouco antes do intervalo, mas não conseguiu finalizar no cara a cara, o que significa que o Ajax somou a sua primeira vitória em fevereiro, depois dos empates frente ao Excelsior e ao AZ. Os campeões recordistas da Eredivisie subiram provisoriamente ao terceiro lugar, antes do jogo do NEC no terreno do Sparta Roterdão no domingo.

