AZ Alkmaar 4-1 Heerenveen
Com Troy Parrott e o capitão Jordy Clasie a regressarem de lesões, mas sem poderem ser titulares, Mexx Meerdink, de 21 anos, foi o oitavo titular consecutivo como avançado do AZ, numa altura em que a equipa de Alkmaar procurava garantir um lugar na segunda pré-eliminatória da Liga da Conferência.

A decisão do treinador Maarten Martens de colocar Meerdink a titular, apesar de o jovem ter marcado apenas três golos desde que regressou de lesão em março, deu frutos rapidamente, com o avançado a inaugurar o marcador logo aos três minutos. Meerdink dobrou a contagem aos 21 minutos com um golo quase idêntico.
O AZ tirou o pé do acelerador depois do 2-0, já que o Heerenveen mal conseguia pressionar os da casa, mas ainda assim viu Meerdink completar o seu hat-trick antes do intervalo, com um cabeceamento após um cruzamento de Seiya Maikuma.
O AZ, que o Tottenham Hotspur eliminou nos oitavos de final da Liga Europa, aumentou a diferença através do central português Alexandre Penetra, que finalizou ao segundo poste, após pontapé de canto cobrado por Mijnans.
O substituto Ion Nicolaescu marcou um golo para o Heerenveen depois de um cruzamento perfeito de Mats Kohlert, mas foi tudo o que os visitantes conseguiram fazer em mais uma partida difícil fora de casa.
O AZ avançou para a final do play-off de domingo, que será disputada no seu próprio AFAS Stadion contra o FC Twente ou o NEC Nijmegen.
