Mais

Eredivisie: As contas do Ajax para fazer a festa neste fim-de-semana

Sergino Dest , do PSV, e Mika Godts, do Ajax, a lutarem durante o jogo da Eredivisie entre as duas equipas, em março de 2025
Sergino Dest , do PSV, e Mika Godts, do Ajax, a lutarem durante o jogo da Eredivisie entre as duas equipas, em março de 2025Hollandse Hoogte / Shutterstock Editorial / Profimedia
Os últimos sete dias da época 2024/25 da Eredivisie estão quase a chegar e a corrida ao título está mais quente do que nunca.

Com a luta pelo título entre o Ajax e o PSV a poder ser decidida este fim de semana, vamos analisar o status quo antes de um fim de semana crucial da Eredivisie.

O topo da Eredivisie
O topo da EredivisieFlashscore

1. Ajax (74 pontos, +36 DG)

Calendário restante:

Domingo, 11 de maio: NEC Nijmegen (13.º) (15:45)

Quarta-feira, 14 de maio: FC Groningen (9.º)(19:00)

Domingo, 18 de maio: FC Twente (5.º) (13:30)

O líder, Ajax, inicia a reta final do campeonato com um jogo em casa contra o NEC Nijmegen, que venceu apenas dois dos seus últimos 12 jogos na Eredivisie. O Ajax venceu o encontro anterior com o NEC com alguma sorte, batendo a equipa de Nijmegen por 2-1 depois de ter sofrido um xG de 3,54.

Os jogos contra o FC Groningen, que impressionou muito nas duas semanas anteriores com vitórias por 4-1 e 6-1 sobre o Heracles Almelo e o RKC Waalwijk, e contra o FC Twente, que tem um lugar garantido no "play-off" de acesso às competições europeias e venceu dois dos últimos quatro encontros com o Ajax, completam a época.

O campeão em título já poderia ter vencido o campeonato, mas uma quebra de forma levou o Ajax a perder com o FC Utrecht por 4-0 e a empatar 1-1 em casa com o Sparta de Roterdão. O avançado Brian Brobbey marcou apenas quatro golos no campeonato esta época e poderá finalmente perder o lugar de titular, depois de exibições decepcionantes.

2. PSV (70 pontos, +58 DG)

Calendário restante:

Domingo, 11 de maio: Feyenoord (3.º) (13:30)

Quarta-feira, 14 de maio: Heracles Almelo (12.º) (19:00 )

Domingo, 18 de maio: Sparta de Roterdão (11.º) (13:30)

O desafio mais importante do PSV na reta final será o encontro deste domingo com o rival Feyenoord, a equipa mais em forma do país. O PSV recuperou a forma depois de um péssimo início de 2025, mas vai defrontar um Feyenoord em grande forma, que estabeleceu a sua mais longa série de vitórias na Eredivisie desde 2023 e a segunda mais longa desde a viragem da década, com sete vitórias consecutivas.

O PSV venceu dois dos três encontros com o Feyenoord no início da época, tendo apenas perdido para a equipa de Roterdão na Taça Johan Cruyff, na marcação de grandes penalidades. No entanto, as vitórias do PSV em dezembro e fevereiro foram as únicas vitórias sobre o Feyenoord nos cinco encontros anteriores.

O Heracles Almelo, que foi durante muito tempo uma das equipas com melhor desempenho em 2025, venceu apenas dois dos últimos sete jogos da Eredivisie e será o penúltimo adversário do PSV na época 2024/25. O Sparta de Roterdão, que surpreendeu o Ajax em Amesterdão com um ponto, melhorou muito desde o início do ano e perdeu apenas um dos últimos oito jogos.

Cenários do campeonato

Ajax vence o NEC, Feyenoord vence o PSV

Pouca coisa pode ajudar o Ajax neste fim de semana, já que apenas um grande favoritismo do seu rival Feyenoord poderá dar a mão para a equipa de Amesterdão a conquistar o seu 37.º título de campeão. Um empate não seria suficiente, mas ajudaria o Ajax a aproximar-se.

Não é um resultado impensável - o Feyenoord manteve-se invicto contra o PSV em cinco dos seus últimos sete encontros em Roterdão.

Outros cenários

Ajax vence o NEC, o Feyenoord e o PSV empatam

O Ajax precisa de vencer o FC Groningen para ganhar a liga na quarta-feira, uma vez que a sua vantagem seria aumentada para 6 pontos com um empate em Roterdão e uma vitória sobre o NEC. No entanto, o Ajax qualificar-se-ia para a Liga dos Campeões do próximo ano.

Ajax vence o NEC, PSV vence o Feyenoord

Nada muda, e a vantagem do Ajax continua a ser de quatro pontos. É a mesma história que no cenário anterior: uma vitória sobre o Groningen daria o título ao Ajax. No entanto, neste cenário, tanto o Ajax como o PSV qualificar-se-iam para a fase de apuramento para a Liga dos Campeões do próximo ano.

Empate entre Ajax e NEC, vitória do PSV sobre o Feyenoord

A diferença entre as duas equipas seria de apenas dois pontos, e o Ajax perderia pontos pelo terceiro jogo consecutivo. Uma crise de forma poderá levar o clube a um frenesim com dois jogos complicados pela frente. As duas últimas semanas serão cruciais.

Richard Ledezma, do PSV, e Igor Paixão, do Feyenoord, fazem um duelo aéreo durante o encontro no início da época
Richard Ledezma, do PSV, e Igor Paixão, do Feyenoord, fazem um duelo aéreo durante o encontro no início da épocaMarcel van Dorst / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Empate entre Ajax e NEC, vitória do Feyenoord sobre o PSV

O Ajax precisa de uma vitória em Groningen para vencer o campeonato, e o Feyenoord reduziria a diferença para o PSV para dois pontos, deixando em risco a presença do PSV na Liga dos Campeões.

NEC vence o Ajax, o PSV vence o Feyenoord

O PSV reduziu a vantagem do Ajax para apenas um ponto, e a agitação fervilhou em Amesterdão após o terceiro resultado negativo em igual número de jogos.

NEC vence o Ajax, Feyenoord e PSV empatam

O Ajax lidera com três pontos de vantagem, e uma vitória em Groningen nem sequer seria suficiente com uma vitória em casa do PSV sobre o Heracles Almelo.

NEC vence o Ajax, o Feyenoord vence o PSV

A liderança do Ajax está fechada em quatro pontos, enquanto o Feyenoord diminui a distância para o PSV. Tudo em jogo na última semana da Eredivisie.

Siga a Eredivisie com o Flashscore