Mais

Eredivisie: AZ estraga as celebrações do 125.º aniversário do Ajax (2-2)

Brian Brobbey, do Ajax, em duelo com o defesa Wouter Goes, do AZ
Brian Brobbey, do Ajax, em duelo com o defesa Wouter Goes, do AZANP / ddp USA / Profimedia
As celebrações do 125.º aniversário do Ajax foram estragadas pelo AZ, depois de a equipa de Alkmaar ter lutado até ao fim por um empate 2-2 num jogo intenso.

Ajax 2-2 AZ Alkmaar

O AZ não perdia com o Ajax há sete jogos consecutivos antes do decisivo encontro de domingo na Eredivisie. Os visitantes já tinham vencido o emblema de Amesterdão duas vezes esta época, uma vitória por 2-1 no campeonato em dezembro e uma vitória por 2-1 na Taça em janeiro.

A claque do Ajax mostrou um tifo enorme para o 125º aniversário do clube
A claque do Ajax mostrou um tifo enorme para o 125º aniversário do clubeMarcel van Dorst/DeFodi Images/S / Shutterstock Editorial / Profimedia

Ambas as equipas foram eliminadas da Liga Europa apenas dois dias antes do jogo de domingo, depois de terem perdido com o Eintracht Frankfurt (4-1) e com o Tottenham Hotspur (3-1) na quinta-feira à noite. A derrota do Ajax na Alemanha gerou polémica nos Países Baixos, depois de o treinador Francesco Farioli ter alterado a sua equipa em 10 jogadores quando comparado com o jogo em casa, essencialmente colocando em campo uma equipa B enquanto lutava pela sobrevivência.

O treinador italiano voltou a alterar fortemente a sua equipa, dando as boas-vindas ao avançado Brian Brobbey, ao capitão Jordan Henderson e ao defesa-central Youri Baas, que regressou ao onze inicial. Kian Fitz-Jim foi substituído no meio-campo pelo vice-capitão Davy Klaassen.

Ambas as equipas usaram equipamentos especiais. O Ajax usou uma versão moderna do seu emblemático equipamento branco e vermelho, em homenagem à primeira edição. O AZ, por sua vez, usou um equipamento especial preto, em homenagem aos moinhos de vento da região.

A primeira parte - cujo início foi atrasado devido ao fogo de artifício - foi dominada por duelos físicos entre Brobbey e o defesa do AZ, Wouter Goes, depois de os dois terem travado várias batalhas nos encontros anteriores entre as equipas. Sem muitas oportunidades de golo, mas com um cartão vermelho para o assistente do Ajax, Felipe Sanchez Mateos, que se mostrou muito frustrado com os árbitros, as equipas foram para o intervalo com o resultado em 0-0.

O jogo explodiu pouco depois do intervalo, quando Kenneth Taylor esteve muito perto de colocar o Ajax na frente, mas o melhor marcador da equipa acertou no poste com o seu remate de dentro da área.

O AZ correu para o outro lado do campo e aproveitou os erros defensivos da defesa do Ajax quando Zico Buurmeester encontrou a bola à frente dos seus pés e deu a vantagem ao AZ.

O público visitante não pôde desfrutar da vantagem por muito mais tempo, pois o Ajax respondeu rapidamente com Anton Gaaei. O lateral-direito dinamarquês fez uma jogada individual rápida com Bertrand Traore antes de colocar a bola no fundo da baliza.

O jogo logo voltou a pegar fogo quando Gaaei errou o tempo de uma dividida e acertou a perna de Zico Buurmeester com força, levando o VAR a chamar o árbitro Dennis Higler para rever a falta. Higler anulou o cartão amarelo e expulsou Gaaei com um vermelho direto aos 74 minutos.

No entanto, apenas dois minutos depois, o AZ ficou reduzido a dez homens quando o defesa português Alexandre Penetra recebeu o segundo cartão amarelo por desarmar Brian Brobbey. O cartão - que não pôde ser anulado por não ter sido vermelho direto - levou o AZ a protestar fortemente contra Higler e a interromper temporariamente o jogo. Os treinadores Maarten Martens e Wouter Goes pediram aos jogadores do AZ que abandonassem o relvado, devido à sua grande consternação.

Sem saírem do relvado, o Ajax e o AZ continuariam a jogar e a provocar mais sensações, com Ernest Poku a colocar o AZ de novo na frente, depois de ter ficado totalmente desmarcado pela defesa do Ajax durante um canto.

No entanto, o Ajax voltou a reagir rapidamente, com o suplente Oliver Edvardsen a estar no sítio certo à hora certa, depois de o guarda-redes do AZ, Rome-JaydenOwusu-Oduro, ter desviado mal um cruzamento de Kenneth Taylor e ter conseguido marcar no ressalto.

As duas equipas lutaram até ao fim, mas acabaram por dividir os pontos em Amesterdão. O Ajax viu a diferença para o PSV diminuir para seis pontos, enquanto o AZ não conseguiu chegar ao quinto lugar com uma vitória.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore