AZ Alkmaar 3-2 Twente

O AZ recebeu o FC Twente, o número seis da época regular, depois de ter eliminado confortavelmente o Heerenveen por 4-1 na meia-final de quinta-feira, enquanto os visitantes do Twente precisaram de prolongamento para eliminar o NEC Nijmegen, depois de terem ficado com dez homens na primeira parte.
O início hesitante de ambas as equipas terminou de forma abrupta quando o defesa português Alexandre Penetra cometeu uma grande penalidade controversa a favor do FC Twente, que o melhor marcador da Eredivisie, Sem Steijn, converteu aos 20 minutos.
Steijn, que provavelmente fez o seu último jogo pelo FC Twente antes de uma esperada transferência para o Feyenoord, aumentou a vantagem do FC Twente aos 40 minutos. Daan Rots lançou Michel Vlap para a área do AZ, onde Vlap assistiu na perfeição Steijn, que colocou a bola na baliza vazia.
No entanto, os visitantes não chegariam ao intervalo com uma vantagem de dois golos, já que o herói do hat-trick de quinta-feira, Mexx Meerdink, marcou o segundo golo do AZ com um remate explosivo de muito perto. O FC Twente temeu que a situação fosse de mal a pior depois de uma entrada imprudente de Ricky van Wolfswinkel, mas o árbitro Serdar Gozubuyuk ignorou o conselho do árbitro do VAR e manteve o cartão amarelo que tinha dado ao antigo avançado do Norwich.
Depois do intervalo, o defesa-central do AZ, Maxim Dekker, que substituiu Penetra, lesionado, enviou uma bola deliciosa por cima da defesa do FC Twente na direção de Meerdink, mas o jovem avançado não conseguiu finalizar o 1 contra 1 com Jayden Owusu-Oduro.
Ruben van Bommel, filho do antigo médio do Milan e do Barcelona Mark van Bommel, virou o jogo aos 52 minutos com um remate de longe que surpreendeu o guarda-redes Przemyslaw Tyton, de 38 anos: 2-2.
No início dos últimos 20 minutos, um reflexo impressionante de Owusu-Oduro e uma defesa na linha de golo de Dekker evitaram que o AZ perdesse pela segunda vez, após um remate de perto de Michel Vlap.
A equipa da casa completou uma reviravolta sensacional aos 94 minutos, quando o antigo avançado dos Spurs, Troy Parrott, viu o seu remate ser desviado por Tyton, mas foi aproveitado pelo companheiro de equipa Ibrahim Sadiq, que fez explodir o público da casa.
Owusu-Oduro, internacional juvenil, voltou a salvar o AZ com uma grande defesa a um remate de Arno Verschueren, e a equipa da casa carimbou oficialmente o passaporte para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. Esta será a oitava época europeia consecutiva para a equipa da casa.
O FC Twente, que foi eliminado pelo surpreendente Bodo/Glimt na Liga Europa, perde o acesso ao futebol europeu pela primeira vez desde 2022.
