AZ 2-1 Ajax

O Ajax voltou a começar com Wout Weghorst no ataque e Branco van den Boomen no meio-campo. Substituíram Brian Brobbey e o capitão Jordan Henderson. Anton Gaaei, que marcou um belo golo contra o Utrecht durante a semana, também manteve o recuperado Devyne Rensch no banco por enquanto. No AZ, Troy Parrott foi novamente autorizado a jogar como avançado: o irlandês começou no banco contra o Heracles na semana passada.
As equipas fizeram uma primeira fase medíocre e ainda não conseguiram estragar o público de Alkmaar. Após pouco mais de meia hora, uma das duas equipas conseguiu criar perigo: Ruben van Bommel acertou no poste. Antes do intervalo, Ernest Poku também esteve perto do golo, mas Remko Pasveer defendeu no 1 contra 1.
Gaaei e Van Bommel discutiram antes do intervalo, depois de Van Bommel ter pisado as meias de Gaaei e as ter rasgado. Gaaei estava a tentar retaliar e, pouco depois, atacou Van Bommel por trás, falhando por pouco o atacante do AZ. Gaaei saiu sem cartão, mas com um sermão.
Após o intervalo, o Ajax pensou que iria assumir a liderança com a primeira grande oportunidade da partida, quando Wout Weghorst apareceu para cabecear um livre, mas a bola tocou na mão do atacante e passou pela linha do gol. Dez minutos mais tarde, o nome de outro avançado entrou de facto no marcador: Troy Parrott saiu das costas de Josip Sutalo e rematou com mestria um cruzamento de Peer Koopmeiners: 1-0.

Brobbey, que tinha substituído Wout Weghorst, pensou em fazer o 1-1 pouco depois, mas o árbitro voltou a marcar um golo do Ajax, desta vez devido a um puxão de camisa do avançado. Em vez de 1-1, o resultado foi mesmo 2-0, desta vez por intermédio de Mayckel Lahdo, que beneficiou de um pontapé de canto resultante de um erro de Remko Pasveer e de uma falha de cobertura do Ajax no remate.
Mika Godts, que regressou de uma lesão nos tendões, tornou o jogo emocionante durante algum tempo ao rematar para o 2-1 a dez minutos do fim. No entanto, o Ajax não conseguiu evitar a sua primeira derrota em 12 jogos do campeonato e a primeira desde o NAC fora de casa: o número 2 da Eredivisie sofreu danos em Alkmaar, perdendo para o AZ pela quarta vez em cinco tentativas.
