Mais

Eredivisie: Cláusula de rescisão deixa futuro de Farioli em risco no Ajax

O Ajax pode perder o treinador Francesco Farioli devido a uma cláusula de compra limitada
O Ajax pode perder o treinador Francesco Farioli devido a uma cláusula de compra limitadaMAURICE VAN STEEN / EPA / Profimedia
O treinador do Ajax, Francesco Farioli, poderá deixar o clube de Amesterdão já este verão, segundo a imprensa neerlandesa.

Lentin Goodijk e Tim van Duijn, da Voetbal International, noticiaram na quarta-feira que Farioli, de 35 anos, tem uma cláusula de rescisão no contrato. O italiano assinou um contrato de três anos no verão passado, depois de se ter transferido do Nice, da Ligue 1, para o Ajax, apesar de vários clubes de competições europeias mais importantes terem abordado Farioli.

De acordo com a Voetbal International, a cláusula de rescisão do contrato deverá rondar os 5 milhões de euros. Qualquer parte interessada teria de pagar essa quantia ao Ajax, o que o deixaria fora do controlo de quaisquer negociações.

No fim de semana passado, o Ajax derrotou o PSV por 2-0 num jogo decisivo da Eredivisie, assegurando assim a conquista do 37.º título de campeão a caminho de Amesterdão, com o Ajax a liderar o PSV por nove pontos.

Um caminho difícil

O percurso do clube tem sido difícil desde que Erik ten Hag deixou o Ajax no verão de 2022. A equipa de Amesterdão terminou em terceiro lugar na época 2022/23 - a classificação mais baixa do clube desde 2009 - e em quinto lugar em 2023/24, viu cinco treinadores passarem nas últimas três épocas e foi empurrada para problemas financeiros depois de Sven Mislintat, antigo executivo do Arsenal, ter reinado no clube durante um período de quatro meses como diretor de futebol.

O treinador italiano Francesco Farioli foi contratado pelo clube antes desta época, depois de uma passagem bem sucedida pela equipa da Ligue 1, o Nice. O treinador de 35 anos tinha como objetivo fazer regressar o Ajax à Liga dos Campeões, naquilo a que muitos chamaram um "ano sabático".

Mas com o Ajax agora à beira de conquistar o seu primeiro título desde 2022, e com o clube a dominar os seus maiores rivais Feyenoord e PSV nos quatro jogos contra eles, os clubes estrangeiros pareciam estar a fazer fila para o italiano.

Antes do jogo com o PSV, no passado fim de semana, o diretor de futebol, Marijn Beuker, deu informações actualizadas sobre a situação do contrato de Farioli no Ajax, no programa "Goedemorgen Eredivisie" da ESPN. " Francesco ainda tem um contrato em curso, e acredito que, tanto com jogadores como com treinadores, se tenta sempre manter o grupo unido, porque a estabilidade da seleção é um indicador chave do sucesso", disse Beuker, acrescentando que as hipóteses de Farioli ficar eram "grandes".