Recorde as incidências da partida

Depois de um emocionante empate 1-1 frente ao Olympiacos, o treinador do PSV, Peter Bosz, deixou Ricardo Pepi fora do onze inicial, justificando que o avançado norte-americano ainda "não está em condições físicas para atuar a este nível" após uma longa lesão.
Isso não pareceu afetar os campeões nos minutos iniciais, já que Mauro Jr. inaugurou o marcador logo aos cinco minutos, ao aproveitar um passe errado do guarda-redes Rome-Jayden Owusu-Oduro e finalizar com tranquilidade no frente a frente.
O médio Guus Til, que tem ocupado o lugar de Pepi como avançado de referência do PSV, aumentou a vantagem da sua equipa com facilidade, seis minutos depois, e colocou os campeões a vencer por dois aos 28'. Mauro Jr. lançou Til no meio-campo do AZ, e este protagonizou uma excelente jogada individual, rematando para lá de Owusu-Oduro.
Nem tudo foi perfeito para a formação de Eindhoven na primeira parte – o capitão do AZ, Sven Mijnans, reduziu a desvantagem após o guarda-redes checo Matej Kovar falhar o tempo de reação ao remate de Mijnans, permitindo que a bola passasse por baixo dele.
O inspirado Joey Veerman, que marcou apenas um golo em toda a época passada e ficou de fora da última convocatória dos Países Baixos, apontou o seu quinto golo nesta edição da Eredivisie – o quarto de fora da área –, finalizando uma jogada coletiva após uma interceção de Ismael Saibari.
O PSV fechou uma partida implacável com estilo graças ao herói do hat-trick, Guus Til, que apareceu completamente livre na área do AZ e cabeceou sem oposição para o 1-5 dos visitantes.
Esta vitória expressiva foi o décimo primeiro triunfo consecutivo do PSV fora de casa na Eredivisie e pôs fim à série de oito jogos sem perder do AZ em Alkmarr. Após a pausa internacional, o PSV visita o NAC Breda, seguindo-se uma deslocação a Liverpool para a Liga dos Campeões.

