Mais

Eredivisie: Utecht goleia líder Ajax que sofre a primeira derrota em quatro meses (4-0)

Ahmetcan Kaplan (à dir.) e Jordan Henderson comemoram o 2 a 0 do Utrecht com Miguel Rodriguez
Ahmetcan Kaplan (à dir.) e Jordan Henderson comemoram o 2 a 0 do Utrecht com Miguel RodriguezANP, ANP / Alamy / Profimedia

O FC Utrecht surpreendeu o líder da Eredivisie, o Ajax, com uma vitória por 4-0, ao impor aos visitantes a primeira derrota no campeonato desde dezembro.

Recorde aqui as incidências do encontro

O FC Utrecht, quarto classificado, abriu o jogo com três antigos jogadores do Ajax na equipa inicial, com Nick Viergever, Mike van der Hoorn e Sebastien Haller a defrontarem a sua antiga equipa num domingo de Páscoa solarengo.

Classificação dos jogadores
Classificação dos jogadoresFlashscore

Foram precisos apenas dois minutos para o Ajax criar as primeiras grandes oportunidades do jogo, com Brian Brobbey a acertar na trave. O Ajax mostrou-se promissor no ataque e controlou a partida, mas foi a equipa da casa que se adiantou no marcador aos 29 minutos, por intermédio de Sebastien Haller, que surpreendeu Matheus com um desvio pouco ortodoxo, recunsando-se a festejar contra a sua antiga equipa.

A fase inicial da segunda parte terminou abruptamente quando o remate de Miguel Rodríguez desviou em Jorrel Hato e passou por cima de Matheus, Kaplan ainda tentou afastar, mas o árbitro Bas Nijhuis confirmou que a bola tinha ultrapassado a linha de golo e que o Utrecht estava a ganhar por 2-0.

O espanhol voltou a incendiar o estádio dez minutos mais tarde, ao trocar as voltas a Hato, puxando primeiro para o pé direito, antes de fazer uma rotação e rematar em arco para o poste mais longínquo, assinando com nota artística o seu primeiro bis na Eredivisie.

O internacional norte-americano Paxten Aaronson colocou a cereja no topo do bolo para os anfitriões com um remate rasteiro de longe, surpreendendo Matheus e dando ao Ajax derrota mais pesada para o campeonato em mais de um ano.

Ao garantir a maior vitória da história do clube sobre o Ajax, o Utrecht deixou oficialmente para trás os rivais na luta pelo quarto lugar, passando a ter 9 pontos de vantagem sobre o FC Twente a apenas quatro jornadas do fim. Entretanto, o Ajax pode perder a vantagem de 9 pontos no topo para a reta final, que inclui três jogos em casa nos últimos quatro. O rival PSV retoma a campanha na Eredivisie na próxima quinta-feira, visitando o quinto classificado FC Twente.